A trajetória da bicicleta se confunde com a história de um país: a Alemanha. Muitos inclusive atribuem a invenção do veículo de duas rodas ao barão alemão Karl von Drais em 1817. Este ano, a nação pode atingir outro marco importante.

  • Segundo a Associação Alemã da Indústria de Bicicletas, as bikes elétricas devem superar pela primeira vez os modelos convencionais em vendas este ano.
  • Segundo a Associação Alemã da Indústria de Bicicletas, as vendas de bicicletas atingiram um novo recorde de 7,36 bilhões de euros em 2022 (quase R$ 40 bilhões em conversão direta).
  • As bicicletas elétricas representaram quase metade do total, mas agora, o grupo prevê que os alemães comprarão mais bicicletas elétricas que modelos convencionais este ano.
  • A Europa, por sua vez, deve responder sozinha pela venda anual de 10 milhões de bicicletas elétricas até 2025. As informações são do The New York Times.
Bicicleta elétrica
As bicicletas elétricas são muito populares na Alemanha. Pesquisas mostram mais do dobro da adoção em comparação com carros elétricos. Imagem: Halfpoint/Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Potência em bicicletas elétricas

A Alemanha já ocupa uma posição de liderança no mercado europeu de bicicletas elétricas. Além de lar de várias marcas importantes, a maioria dos motores de e-bikes usados ​​na Europa vêm de fabricantes alemães como Bosch e Brose.

Olhando para toda a Europa, o Velho Continente também demonstra uma afinidade crescente com o segmento. A maioria das novidades em e-bikes apresentadas aqui no Olhar Digital foram criadas por empresa da Itália, Holanda, Suíça, França, além da própria Alemanha.

publicidade

Fabricantes apostam em e-bikes mais baratas

As bicicletas elétricas foram criadas para cumprir um papel importante na transformação da mobilidade urbana, mas o custo ainda é um obstáculo para muitos compradores (especialmente no Brasil). Com o avanço da tecnologia e concorrência, algumas fabricantes já apostam em modelos de baixo custo.