Mesmo com os smartphones tendo a capacidade de captar imagens com alta qualidade, se aproximando cada vez mais do padrão profissional, as câmeras instantâneas ainda são utilizadas e têm sua popularidade. Você sabe o que é e como funciona o equipamento? Continue a leitura que o Olhar Digital te explica.
Leia mais:
- Google lança app do Gmail para smartwatches – mas não todos
- Qual é o melhor fone da Nothing: Ear (1) ou Ear (2)?
- Google Fotos com IA quer preservar as suas memórias
O que é a câmera instantânea?
A câmera instantânea é um equipamento analógico que realiza a captura de imagens em menos de 1 segundo. A foto também é revelada instantaneamente. O Instax e Polaroid são dois dos principais modelos disponíveis no mercado.
Como funciona a máquina?
A fotografia feita dessa maneira passa por um processo no qual a câmera expõe o filme à luz, que quando bate dentro da máquina, é refletida na imagem gravada. O filme da câmera possui três camadas de partículas de prata, que são sensíveis às luzes verdes, vermelhas e azuis. Assim, elas se combinam e, por meio de processos químicos, formam as demais cores.
Câmeras como a Instax e Polaroid funcionam por meio de todas essas reações químicas, já que os filmes têm camadas que são sensíveis à luz e tintas e ficam umas sobre as outras. Dessa forma, quando o botão é apertado e a foto inicia o processo para sair do equipamento, um rolete espalha reagentes no filme e assim, inicia o processo. Ou seja, essas fotografias são imagens gravadas em um papel por meio de reagentes químicos.
Componentes da câmera instantânea
Com o uso de duas pilhas alcalinas tamanho AA, a câmera é geralmente composta por um flash de alta velocidade e sensores para a fotografia ser feita. Além disso, a máquina consegue imprimir até 10 fotos instantâneas em 90 segundos com nitidez e 100 fotos no período de duração das pilhas. As fotografias ainda podem vir com uma grande variedade de opções de borda.