A Samsung anunciou uma atualização no aplicativo Samsung Health Monitor que vai ajudar usuários a detectar problemas para dormir. Trata-se de um recurso de monitoramento de apneia do sono, que já foi aprovado pelo Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentos da Coreia e deve chegar aos aparelhos Galaxy Watch por lá já no começo do ano que vem.

Leia mais:

Apneia do sono

  • A apneia do sono não é incomum, mas pode ser grave. A condição faz com que as pessoas obstruam a garganta e, como consequência, parem de respirar durante o sono.
  • Se acontecer por longos períodos, pode resultar em interrupção no fornecimento do oxigênio.
  • Isso, por sua vez, tem consequências desde as mais leves, como má qualidade do sono, até as mais graves, como hipertensão, infarto e AVC.
  • De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 32,8% da população da cidade de São Paulo tinha apneia do sono.
(Foto: Samsung/Divulgação)

Novidade da Samsung

Apesar de comum, os sintomas são difíceis de compreender e dependem de acompanhamento médico. A Samsung, então, adicionou o recurso a outros já disponíveis no Galaxy Watch, como a detecção de eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular.

Segundo Hon Pak, vice-presidente e chefe da equipe de saúde digital da Samsung Electronics, em comunicado, a intenção é fornecer um recurso que ajuda a reconhecer o distúrbio em estágios inicias, antes que piore.

publicidade
Imagem: Pexels

Como funciona o monitoramento da apneia do sono

O recurso de apneia do sono aproveita o Sensor BioActive do Galaxy Watch para monitorar os níveis de oxigênio no sangue durante o sono. Assim, ele identifica a obstrução moderada, analisa os índices do oxigênio e detecta o Índice de Apneia-Hipopneia (o número de ocorrências por hora, que ajuda a dizer quão grave a condição é).

O dispositivo monitora o sono duas vezes durante mais de quatro horas por 10 dias. Depois, avalia se a pessoa apresenta os sintomas ou não.

Ele estará disponível nos aparelhos Galaxy Watch da Coreia a partir de atualizações do Samsung Health Monitor no início de 2024.