O timer ou temporizador de sono é uma função que permite pausar a reprodução de áudio após um determinado período estabelecido pelo usuário. Uma boa ideia para melhorar a qualidade de sono de quem costuma adormecer ouvindo uma playlist ou episódio de podcast, além de economizar a vida útil da bateria do seu telefone.

Confira no guia abaixo como usar o recurso no Deezer e no Spotify no Android e iPhone.

publicidade

Como ativar o temporizador de sono no Deezer

O recurso ‘temporizador de sono’ funciona em poucos toques de distância no Deezer. A ferramenta adicionada recentemente à plataforma de streaming permite ajustar uma janela de tempo para evitar que músicas e podcasts fiquem tocando a noite toda.

1. Para acessar o recurso, selecione qualquer conteúdo no Deezer e toque no ícone de relógio que fica na metade inferior da tela.

publicidade
Ativar o timer de sono no Deezer

2. Em seguida, selecione o ajuste de tempo que deseja.

Ativar o timer de sono no Deezer

3. A notificação abaixo confirma que o temporizador está ativado.

publicidade

Para desligar ou ajustar novamente a duração do timer, basta tocar no ícone de relógio.

Como configurar o ‘Timer’ no Spotify

O Spotify adicionou o temporizador às músicas em 2019. Até então, o recurso só estava disponível para a reprodução dos podcasts disponíveis na plataforma. 

publicidade

1. Para ativá-lo, escolha uma faixa ou lista de reprodução e toque no três pontos verticais no canto superior direito. No menu seguinte, toque na opção ‘Timer’.

Configurar o temporizador de sono no Spotify

3. Agora, escolha uma das opções disponíveis: 5 minutos, 10 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 45 minutos ou 1 hora.

Configurar o temporizador de sono no Spotify

Também é possível ajustar o temporizador para pausar o áudio ao fim de uma única faixa tocando em ‘Quando a faixa terminar’. O que é especialmente útil em casos de trilhas mais longas, como um episódio de podcast ou audiobook, por exemplo.

Configurar o temporizador de sono no Spotify
Timer de sono ativado no Spotify. Imagem: Captura de tela

3. Após escolher uma das opções, o aplicativo retornará à faixa que estava ouvindo antes exibindo a seguinte notificação.

Para desativar o timer, siga os mesmos passos anteriores e no menu de ajustes toque em ‘Desligar o timer’.

Pronto! Agora você já está por dentro de como funciona o timer de sono no Deezer e no Spotify. Os testes foram realizados no Android 11, mas os passos são os mesmo para os usuários de iPhone. Clicando aqui, você também confere como ouvir música offline nas duas plataformas.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!