A MGM Resorts não quis pagar cibercriminosos que lançaram ransomware em setembro, causando caos em seus resorts na Las Vegas Strip e paralisando suas propriedades e área de tecnologia, segundo o The Wall Street Journal.

Nesta quinta-feira (5), a empresa comunicou, em documento regulatório, que gastará mais de US$ 100 milhões (R$ 516,65 milhões) com esforços para resolver o problema. Ainda, a empresa gastou menos de US$ 10 milhões (R$ 51,66 milhões) com consultoria tecnológica e serviços legais e consultivos.

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O ciberataque foi detectado pela companhia em 10 de setembro, forçando a MGM a parar seu TI. O desligamento forçado prejudicou máquinas caça-níqueis, reservas online e o check-in de hóspedes, que voltaram ao tradicional papel e caneta por dias, além de outros problemas. Ainda nesta quinta-feira (5), a empresa comunicou que tal serviço voltou ao normal.

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Criminosos não receberam dinheiro

  • A MGM não quis pagar os criminosos para obter o resgate de seus dados;
  • A decisão está de acordo com recomendação do FBI, que aconselha o não-pagamento de cibercriminosos;
  • Em seu site, o órgão afirma que efetuar o pagamento não garante a recuperação das informações recompensa os hackers e os encoraja a fazer mais vítimas.

O ataque refletiu negativamente nas hospedagens, com 88% de ocupação em setembro, ante 93% no ano passado. Espera-se que, este mês, a ocupação fique na casa dos 93%, ante 94% em outubro de 2022. Segundo a empresa, as reservas online voltarão em novembro.

A MGM alegou ainda que possui recursos voltados para cibersegurança suficientes para cobrir as perdas financeiras e que o incidente não deverá causar impacto material em seu desempenho no ano.

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Já o CEO da MGM, Bill Hornbuckle, pontuou que nenhuma informação de cartões de crédito e demais formas de pagamento foram comprometidas, pois a empresa agiu rapidamente contra o ataque.

Porém, foram roubados dados de clientes de antes de março de 2019. Foram obtidos nomes, telefones, endereços, datas de nascimento e números da carteira de motorista, ainda de acordo com Hornbuckle.

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Alguns números do seguro social e passaportes também foram capturados. “Lamentamos este resultado e pedimos sinceras desculpas às pessoas afetadas”, disse Hornbuckle. “Sua confiança é fundamental para nós.”

A empresa disse que entraria em contato com os clientes impactados, mas não divulgou detalhes sobre como os hackers invadiram seus sistemas de TI.

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