Windows 12 com IA pode impulsionar a venda de PCs, diz Intel

A Intel está preparando uma nova plataforma de processadores para desktop (Meteor Lake) pronta para o novo Windows
Gabriel Sérvio07/10/2023 10h15, atualizada em 07/10/2023 10h18
Usuário pressiona a tecla Windows em um teclado
Imagem: Wachiwit / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel espera que a próxima grande atualização do Windows (supostamente chamada de Windows 12) leve os consumidores a comprar mais PCs, aquecendo o mercado e reforçando o caixa da gigante dos chips.

  • Durante uma conferência com analistas no mês passado, o CFO da empresa, David Zinsner, sugeriu que o novo Windows pode impulsionar a venda de PCs em 2024.
  • O comentário do executivo da Intel foi destaque na PC Gamer e vêm meses depois que referências ao Windows 12 vazaram em documentos internos da empresa.
  • A Intel está preparando uma nova plataforma de processadores para desktop (Meteor Lake) pronta para o novo Windows, com lançamento esperado para o próximo ano.

Leia mais:

Na verdade, acreditamos que 2024 será um ano muito bom para os clientes, especialmente por causa da atualização do Windows. Ainda achamos que a base instalada é muito antiga e requer uma atualização

David Zinsner, em conferência com analistas do banco Citi em setembro

Vale lembrar que a empresa já anunciou oficialmente os chips Meteor Lake para notebooks com lançamento para dezembro e coprocessador dedicado para inteligência artificial, uma adição importante, considerando os planos da Microsoft de adicionar mais recursos de IA no Windows.

Já a Microsoft, ainda não anunciou nenhum plano oficial para o Windows 12, mas já há sinais de que a empresa está buscando integrar recursos alimentados por IA no sistema.

À medida que começarmos a desenvolver versões futuras do Windows, pensaremos em outros lugares onde a IA deve desempenhar um papel natural em termos de experiência

Yusuf Mehdi, chefe de marketing de consumo da Microsoft, em entrevista ao The Verge

Também vimos a Microsoft adicionar recentemente o Copilot no Windows 11, o novo assistente alimentado por inteligência artificial. No fim, parece que a empresa está preparando o terreno para um foco maior em IA, que pode vir realmente com a combinação de uma nova versão do sistema com hardware mais moderno.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.