Usuários do X (antigo Twitter) usaram a rede social para reclamar da própria rede social. É que anúncios estilo “clickbait” – aqueles com textos e imagens (quase) irresistíveis só para conseguir seu clique ou toque – estranhos têm aparecido na timeline. E o pior: não dá para bloqueá-los nem denunciá-los.

Para quem tem pressa:

  • Anúncios estranhos estilo “clickbait” têm aparecido na timeline do X (antigo Twitter);
  • Usuários postaram, na própria rede social, capturas de tela dos ads e acrescentaram que não dá para bloqueá-los nem denunciá-los;
  • Se você está apenas rolando timeline abaixo, a imagem incorporada e o texto podem te induzir a pensar que é apenas mais uma postagem;
  • Aparentemente esses anúncios estão sendo realmente fornecidos por um provedor terceirizado de anúncios, segundo o Mashable.

Ao contrário dos anúncios normais que são apenas postagens das contas da empresa X e têm um rótulo “Ad”, esses novos não têm nenhuma conta associada a eles, conforme revelado pelo Mashable.

Leia mais:

Anúncios estranhos no Twitter

Confira abaixo um exemplo desses ads “clickbait”:

publicidade

Isso é novo. Um anúncio do Twitter sem uma conta anexada que não posso bloquear ou interagir. Glitch ou balão de teste?

É assim: se você está apenas rolando timeline abaixo, a imagem incorporada e o texto no estilo “clickbait” podem fazer você pensar que é apenas mais uma postagem. Uma foto de “perfil” feita a partir da imagem incorporada completa a ilusão.

Veja outros exemplos dos anúncios postados pelos usuários na rede social:

“[Esse tipo de anúncio] tem aparecido para mim. Super estranho”.

“O que é isso, X? No meu feed ‘seguindo’, agora aparecem apenas postagens aleatórias sem nome de usuário, sem um anúncio específico, sem mecanismo para denunciar ou interagir…

Esta plataforma está quebrada há algum tempo, mas parece totalmente em ruínas atualmente”.

“Esse novo formato de anúncio me lembra o que você vê na parte inferior de sites de ‘notícias’ de baixa qualidade.

Os anúncios também não podem ser bloqueados ou denunciados.

Os bloqueadores de anúncios, no entanto, ainda podem funcionar.

Você já viu esses anúncios estranhos aqui?”.

Ainda de acordo com o Mashable, o formato dos ads “clickbait” não está no gerenciador de campanhas de anúncios do X. Mas “parece que esses anúncios estão sendo realmente fornecidos por um provedor terceirizado de anúncios”.