O X (o antigo Twitter) pode dividir em breve suas opções de assinatura em três níveis com preços baseados na quantidade de anúncios exibidos. A informação foi divulgada pelo Bloomberg.

  • Segundo uma fonte que participou de uma teleconferência do X nesta quinta (5), a empresa deve dividir os planos em Basic, Standard e Plus.
  • O plano Premium atual (antigo Twitter Blue) custa R$ 42 por mês no Brasil ou R$ 440 anual.
  • Ainda não ficou claro se a versão gratuita da rede social será extinta ou continuará com mais limitações. Também não foram revelados possíveis preços dos novos planos.

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Segundo detalhes descobertos no código do aplicativo por um desenvolvedor, o plano Basic não reduzirá o número de anúncios exibidos para os assinantes. O Standard, por sua vez, diminui o número de propagandas pela metade (mesmo benefício do plano Premium atual).

Por fim, o Plus será a opção do X sem anúncios e, provavelmente, será até mais cara que os valores praticados atualmente.

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Ainda não há indícios de quando os novos planos serão lançados em testes ou para todos os usuários do X/Twitter, ou quais serão os outros benefícios de cada uma das opções.

Vale lembrar que Musk já havia anunciado antes que poderia adicionar mais planos pagos para aumentar a receita da empresa. A expectativa é que o X acabe se tornando um serviço baseado em assinatura no futuro, sem opção de uso gratuito.

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Receitas de publicidade do X em queda

O X também continua enfrentando dificuldades relacionadas a perda de anunciantes. Desde que Elon Musk comprou a rede social, as receitas com publicidade caíram ano após ano.

  • A redução média anual supera os 50%.
  • A receita de anúncios do X nos Estados Unidos, por exemplo, caiu 78% em dezembro de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano anterior — a queda mensal mais acentuada desde a troca de comando da empresa.
  • Já a receita de anúncios em agosto, últimos dados disponíveis, caiu 60% em relação a 2022.

O levantamento é da empresa de análise de anúncios Guideline, que rastreia dados de gastos com publicidade das principais agências de publicidade.