Após suspensão, BMW retoma venda de motos a combustão nos EUA

A BMW Motorrad havia suspendido de forma temporária a comercialização de modelos novos e usados, com exceção da moto elétrica BMW CE 04
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 09/10/2023 16h37, atualizada em 07/11/2023 12h14
BMW-Moto-1
Imagem: sylv1rob1/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A BMW Motorrad, uma subsidiária do Grupo BMW, anunciou a retomada das vendas de todas as motocicletas com motor de combustão interna nos Estados Unidos. A normalização ocorre após a empresa ter suspendido de forma temporária a comercialização de modelos novos e usados, com exceção da moto elétrica BMW CE 04.

Leia mais

Paralisação nas vendas foi temporária

  • A paralisação das vendas durou pouco mais de duas semanas.
  • A BMW não informou exatamente o que motivou essa suspensão.
  • Uma possibilidade é que a decisão esteja relacionada aos recorrentes problemas no sistema de combustível das motocicletas, segundo informações da Electrek.
  • Em comunicado, a empresa havia garantido que não havia problemas com a segurança dos produtos e que os proprietários podiam continuar a conduzir as suas motos normalmente.
BMW Motorrad (Imagem: sylv1rob1/Shutterstock)

Retomada das vendas pela BMW Motorrad

Agora, em novo comunicado, a BMW Motorrad disse que a “divisão de engenharia concluiu nossos testes e avaliação e determinou que as medidas voluntárias de parada das vendas podem ser suspensas”.

Apesar de não confirmar oficialmente, o problema que motivou o aviso de parada de venda provavelmente estava relacionado às emissões, já que a empresa indicou que não havia preocupação com a segurança das motos que já estavam na estrada e confirmou que estava “buscando medidas para avaliar melhor o material usado em um componente de seu sistema evaporativo de motocicletas, que pode não ter sido produzido de acordo com as especificações do material”.

A notícia chega em um momento em que um número crescente de empresas de motocicletas tradicionais está entrando no mercado de motocicletas elétricas. A Harley-Davidson foi uma das primeiras, em 2018, com a BMW logo atrás. Empresas como Kawasaki e Triumph também estão trabalhando no lançamento de seus primeiros modelos elétricos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.