Como ativar aceleração de hardware no Google Chrome

O Olhar Digital explica quando vale a pena usar a aceleração de hardware no Google Chrome, e te ensina a ativar o recurso; confira
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 09/10/2023 21h20, atualizada em 08/11/2023 11h57
Google Chrome via Nathana Rebouças/Unsplash
Google Chrome via Nathana Rebouças/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muitos aplicativos precisam de mais do que RAM para funcionar bem, e os navegadores, como o Google Chrome, estão entre eles. Além disso, enquanto alguns sites estão se tornando mais sofisticados e exigentes, o navegador pode precisar “emprestar” um pouco de trabalho da placa de vídeo e de som para ser mais eficiente.

Sendo assim, a aceleração de hardware é um recurso que permite que o navegador acesse elementos de hardware do dispositivo para acelerar os processos, aliviando as tarefas da CPU e melhorando a experiência geral do usuário ao navegar na Internet.

Leia também:

Como ativar aceleração de hardware no Google Chrome

Google Chrome
Imagem: PixieMe / Shutterstock

Se você ativar a aceleração de hardware, ou se ela estiver ativada por padrão, os aplicativos poderão usar mais do hardware do dispositivo para melhorar o desempenho geral. Em outras palavras, a aceleração de hardware no Google Chrome permite que você consuma mídia e navegue com muito mais facilidade.

Existem vários casos para os quais a aceleração de hardware é benéfica, por exemplo na edição e renderização de vídeos e imagens, em streamings feitas na Twitch ou no YouTube com softwares como o OBS, ou até mesmo no compartilhamento de tela em reuniões e aulas on-line. 

Como a aceleração de hardware permite usar o hardware especializado, que normalmente é a GPU, ela proporciona tempos de exportação mais rápidos – e uma melhor experiência do usuário.

Tempo necessário: 2 minutos

Você pode ativar a aceleração de hardware seguindo algumas etapas simples:

  1. Clique nos três pontos verticais

    Com o navegador aberto, clique no botão “mais” (três pontos verticais) no canto superior direito do Chrome e selecione “Configurações” no menu suspenso;Como ativar aceleração de hardware no Google Chrome passo 1

  2. Clique em “Sistema”

    No menu lateral das configurações, clique em “Sistema”;Como ativar aceleração de hardware no Google Chrome passo 2

  3. Ative a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível”

    Como ativar aceleração de hardware no Google Chrome passo 3

No entanto, dependendo da configuração do seu dispositivo, a aceleração de hardware pode afetar a experiência negativamente, impedindo que os elementos visuais sejam exibidos corretamente na tela. Portanto, se a aceleração começar a travar ou causar problemas do tipo, talvez seja necessário desativá-la.

Para desativar a aceleração de hardware, basta seguir as etapas de 1 a 3 e desativar a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível” – e reiniciar o navegador caso necessário. 

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.