Enquanto os holofotes da Semana de Moda de Paris estavam voltados para as mais recentes tendências em vestuário, o AI Pin chamou a atenção no desfile da marca Coperni. Desenvolvido pela empresa Humane, o dispositivo ainda não foi oficialmente lançado – mas será em breve.

Para quem tem pressa:

  • Durante a Semana de Moda de Paris, um dispositivo chamado AI Pin, desenvolvido pela empresa Humane, chamou a atenção no desfile da marca Coperni;
  • O AI Pin é um dispositivo autônomo movido por inteligência artificial, como se fosse uma versão vestível da Alexa, da Amazon;
  • Ele é fixado à roupa por meio de um ímã e pode ser usado em qualquer parte do look, com a proposta de se integrar ao cotidiano dos usuários;
  • Diferentemente de outros assistentes virtuais, não requer uma palavra-chave para ser ativado e não opera constantemente em modo de escuta;
  • Além disso, possui sensores que permitem interatividade e emprega um sistema de reconhecimento ocular impulsionado pela IA.

As modelos desfilaram ostentando o assistente digital, que se fixa à roupa por meio de um ímã e pode ser usado em qualquer parte do look. Isso despertou curiosidade no mundo da moda.

publicidade

Leia mais:

AI Pin: um assistente vestível

Modelo desfilando com AI Pin fixado na sua roupa
(Imagem: Divulgação/Coperni)

O AI Pin é um dispositivo autônomo impulsionado por inteligência artificial (IA), comparável a uma versão vestível da assistente virtual Alexa. Com um design compacto, a ideia do aparelho é se integrar ao cotidiano dos usuários.

publicidade

Na prática, seu uso dispensaria a necessidade de emparelhamento com celulares ou outros dispositivos. Além disso, o assistente digital conta com diversos sensores que permitem interatividade.

O AI Pin não requer uma palavra-chave para ser ativado, diferentemente da Alexa da Amazon e da Siri da Apple. Isso porque não opera constantemente em modo de escuta. Adicionalmente, o dispositivo emprega um sistema de reconhecimento ocular impulsionado pela IA.

publicidade

Durante uma conferência ministrada por Imran Chaudhri, um dos fundadores da Humane, no início deste ano, foram demonstradas duas outras funcionalidades do equipamento.

A primeira é a tradução em tempo real do inglês para o francês, acionada mantendo o botão do dispositivo pressionado. A segunda é a projeção de mensagens na palma da mão, assim como um alerta de chamada telefônica.

publicidade

Embora a empresa já tenha apresentado o dispositivo anteriormente, não divulgou, até o momento, detalhes sobre como o AI Pin funciona. O lançamento oficial está agendado para 9 de novembro.

Criadora do AI Pin

A Humane foi fundada por dois ex-designers da Apple que desempenharam papéis cruciais na criação de dispositivos como iPod, iPad, Apple Watch e iPhone, bem como nos sistemas operacionais iOS e macOS da marca.

Em colaboração com a renomada marca francesa Coperni, o AI Pin fez sua estreia nos desfiles, adornando supermodelos – por exemplo: Naomi Campbell.

@voguemagazine

Blink and you may have missed the one and only #Naomi opening Coperni’s spring 2024 runway during ParisFashionWeek.

♬ original sound – Vogue

Os fundadores e designers da marca francesa, Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant, ficaram conhecidos durante a semana de moda por suas acrobacias tecnológicas. Entre elas, estão: a criação ao vivo de um vestido com tecido em spray e a introdução de cães robôs na passarela.