Em uma descoberta arqueológica recente, uma camisola infantil surpreendentemente bem preservada e adornada com “nós” intrigantes foi encontrada na Caverna de Letras, em Israel. A vestimenta data de aproximadamente 1.900 anos atrás e lança luz sobre a história judaica, adicionando uma camada fascinante à coleção de artefatos recuperados no local.

  • A Caverna das Letras está situada nas escarpas do deserto da Judéia, próximo ao Mar Morto;
  • É conhecida por seu difícil acesso, situando-se a cerca de 15 metros (50 pés) de altura. 
  • Foi descoberta em 1960 pelo arqueólogo israelense Yigael Yadin, tendo já produzido uma série de achados arqueológicos de importância histórica.

Entre esses achados, destacam-se cartas e fragmentos de papiros que remontam à Revolta de Bar Kochba, um levante judaico famoso contra o Império Romano que ocorreu entre 132 e 136 d.C. A camisola infantil recentemente encontrada data do mesmo período.

publicidade

A 1900-year-old child’s nightgown, discovered in a cave in the Judean Desert, tells us a small, heartfelt story >>Over…

Publicado por Israel Antiquities Authority em Quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Leia mais:

Nós encontrados na camisola

A presença de “nós” incomuns na camisola, localizados na bainha da vestimenta, surpreendeu os pesquisadores. Isso porque eles são resultados da amarração de parte do tecido em torno de substâncias conhecidas por suas propriedades protetoras, como resina, sal, sulfato de ferro, asfalto, hena, sementes e outros materiais não identificados, tendo sido usado fio de linho enrolado várias vezes no tecido era usado para criar esses nós.

publicidade

Acredita-se que a camisola tenha sido produzida para uma criança, devido ao seu tamanho e os nós na bainha. Ela consiste em dois pedaços de tecido costurados nas bordas superiores, deixando espaço para a criança passar a cabeça.

Se examinarmos o tecido com que foi feita a túnica, descobriremos que a espessura e a densidade dos fios não são uniformes. A tecelagem era simples, feita segundo uma técnica simples de entrelaçamento, e ocasionalmente cometiam-se erros. A costura da vestimenta também não é meticulosa, e a vestimenta tem vários buracos, alguns dos quais resultantes do desgaste.

Orit Shamir, especialista têxtil da Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado

Devido ao seu uso destinado a uma criança, é possível que os nós tenham sido incorporados como uma forma de proteção, servindo para proteger a criança de perigos e doenças. Essa descoberta única oferece uma visão da vida cotidiana e das preocupações dos antigos habitantes da região, adicionando um novo capítulo à história da população local.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!