Depois que a Meta, empresa fundada por Mark Zuckerberg, integrou o Instagram, Facebook e WhatsApp, os aplicativos passaram a ter funções idênticas ou semelhantes. Uma delas é o envio de mensagem temporária no Messenger (recurso também presente no WhatsApp e no Instagram). 

Trata-se do Vanish Mode (ou Modo Temporário, em português), que permite enviar mensagens que somem após a tela do bate-papo ser fechada no celular. Aprenda agora como ativar e desativar o modo temporário do Messenger.

publicidade

Leia mais:

O Facebook define o modo temporário da seguinte forma: “escolha um modo em que as mensagens vistas desaparecem depois de serem visualizadas pelo destinatário ou quando você fecha o bate-papo no smartphone”.

publicidade

O que você precisa saber

  1. Em primeiro lugar, você precisa saber que o modo temporário está disponível apenas para bate-papos entre duas pessoas.
  2. Você pode ativar e desativar o modo temporário deslizando para cima em um chat.
  3. O modo temporário permite o envio de mensagens de texto, fotos, vídeos e outros conteúdos suportados no chat.
  4. Os conteúdos enviados no modo temporário desaparecem quando alguém sai do bate-papo ou desativa o vanish mode.
  5. Você receberá uma notificação se alguém enviar mensagem temporária no Messenger para você. Toque na notificação para entrar em um bate-papo com a pessoa usando o modo temporário. Você também receberá uma notificação se a pessoa lhe enviar uma nova mensagem fora do novo modo temporário.
  6. Você não conseguirá copiar, salvar ou encaminhar mensagens temporárias
  7. Contas com quem você nunca se conectou não podem enviar solicitações de mensagens no modo temporário.
  8. Você não pode usar o modo temporário em grupos ou entre contas do Instagram e do Messenger. Só funciona se ambos estiverem no mesmo aplicativo.
  9. É importante salientar que você só deve usar o modo temporário no Messenger com pessoas da sua confiança
  10. Você pode tirar uma foto da mensagem temporária no Messenger com uma câmera (externa ao celular) ou outro dispositivo antes que elas desapareçam do app.
  11. Os recursos de mensagens temporárias no Messenger não se aplicam às versões desktop e não estão disponíveis em todos os países.

Como ativar o modo temporário

No Android e no iPhone ative o modo temporário da mensagem no Messenger depois de acionar o bate-papo criptografado de ponta a ponta. Se não fizer isso, não vai encontrar a opção de modo temporário.

Depois de iniciar um bate-papo com criptografia de ponta a ponta, você pode definir um temporizador para que as mensagens de todas as pessoas desapareçam em um horário escolhido após serem visualizadas.

publicidade

O temporizador pode ser redefinido por qualquer pessoa no bate-papo criptografado de ponta a ponta. Se você enviar uma mensagem para alguém e essa pessoa não a ler em até 14 dias, a mensagem desaparecerá automaticamente do bate-papo.

Vale lembrar que o conteúdo das suas mensagens e ligações em um bate-papo criptografado de ponta a ponta é protegido desde o momento em que ele deixa o seu dispositivo até o momento em que chega ao dispositivo do destinatário. Isso significa que, durante esse processo de envio, ninguém, incluindo a Meta, pode ver ou ouvir o que você enviou ou disse.

publicidade

Altere a configuração de mensagem temporária do seu bate-papo do Messenger

  • Clique no bate-papo com outra pessoa.
  • Na parte superior do bate-papo, clique nos três pontinhos.
  • Clique em Privacidade e suporte.
  • Clique em Mensagens temporárias.
  • Selecione quando deseja que a mensagem desapareça do bate-papo depois de ter sido visualizada.
  • Clique em Concluir.

Suas mensagens desaparecerão até que um de vocês desative a configuração de mensagens temporárias ou altere a configuração do temporizador.

Você ou outra pessoa que faz parte do seu bate-papo criptografado de ponta a ponta pode denunciar a conversa com uma mensagem com um temporizador até seis horas após a mensagem desaparecer. Use mensagens temporárias somente com pessoas em quem você confia.

Por exemplo, é possível que alguém:

  • Tire ou encaminhe uma gravação ou captura de tela das mensagens temporárias para salvá-las antes que elas desapareçam.
  • Copie e salve o conteúdo das mensagens temporárias antes que elas desapareçam.
  • Tire uma foto das mensagens temporárias com uma câmera ou outro dispositivo antes que elas desapareçam.

Se o aplicativo detectar que alguém fez uma captura de tela ou uma gravação de tela da sua conversa com criptografia de ponta a ponta, você e as pessoas na conversa receberão uma notificação.

O Facebook alerta que pode não conseguir detectar todas as gravações ou capturas de tela. Verifique se você tem a versão mais recente do app do Messenger para usar as mensagens temporárias.