Firefox vai te ajudar a identificar avaliações falsas em lojas online

O recurso Review Checker utiliza inteligência artificial para classificar avaliações como confiáveis ou não em lojas online.
Por William Schendes, editado por Bruno Ignacio de Lima 11/10/2023 13h24
Firefox
(Imagem: II.studio/ Shutterstock)
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A Mozilla está testando um novo recurso de avaliação de resenhas falsas ao seu navegador Firefox, aumentando a confiabilidade das opiniões de usuários sobre um produto de interesse.

  • A novidade foi relatada pelo MSpoweruser, que mostra o Mozilla Firefox utilizando o “Review Checker”, como é chamado;
  • O recurso é baseado no Fakespot, um serviço de filtragem que usa inteligência artificial (IA) para identificar resenhas e vendedores não confiáveis e produtos falsos;
  • O Fakespot foi comprado pela Mozilla em maio deste ano;
  • Espera-se que o Review Checker seja lançado para desktop e Android a partir de novembro.

As imagens divulgadas pelo MSpoweruser mostram o que acontece quando o usuário está com uma página de compra aberta. Ao clicar no ícone de etiquetas ao lado do endereço do site, o Review Checker apresenta uma classificação sobre as resenhas do produto.

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recurso mozilla
(Imagem: Reprodução/ MSpoweruser)

As classificações são A e B para avaliações confiáveis, C mistura resenhas confiáveis e não confiáveis, D e F são completamente não confiáveis.

De acordo com a Mozilla, o Review Checker alimentado pelo Fakespot deve ser adicionado ao navegador na atualização de novembro (versão 120) para desktop e dispositivos Android, como relata o PCMag.

Inicialmente, o recurso deve funcionar com sites de compras como Amazon, BestBuy e Walmart. Mas os recursos de verificação da FakeSpot já estão disponíveis para serem utilizados em qualquer dispositivo através do seu site oficial.

Recursos como esse são úteis especialmente para casos — não incomuns — de vendedores que utilizam algumas técnicas maliciosas para aumentar a classificação de seus produtos com comentários e análises positivas.

A Amazon é uma das empresas que têm lutado contra avaliações falsas há anos. Em 2020, a big tech varejista admitiu ter bloqueado 200 milhões de avaliações falsas.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.