A Mozilla está testando um novo recurso de avaliação de resenhas falsas ao seu navegador Firefox, aumentando a confiabilidade das opiniões de usuários sobre um produto de interesse.

  • A novidade foi relatada pelo MSpoweruser, que mostra o Mozilla Firefox utilizando o “Review Checker”, como é chamado;
  • O recurso é baseado no Fakespot, um serviço de filtragem que usa inteligência artificial (IA) para identificar resenhas e vendedores não confiáveis e produtos falsos;
  • O Fakespot foi comprado pela Mozilla em maio deste ano;
  • Espera-se que o Review Checker seja lançado para desktop e Android a partir de novembro.

As imagens divulgadas pelo MSpoweruser mostram o que acontece quando o usuário está com uma página de compra aberta. Ao clicar no ícone de etiquetas ao lado do endereço do site, o Review Checker apresenta uma classificação sobre as resenhas do produto.

publicidade

Leia mais:

recurso mozilla
(Imagem: Reprodução/ MSpoweruser)

As classificações são A e B para avaliações confiáveis, C mistura resenhas confiáveis e não confiáveis, D e F são completamente não confiáveis.

publicidade

De acordo com a Mozilla, o Review Checker alimentado pelo Fakespot deve ser adicionado ao navegador na atualização de novembro (versão 120) para desktop e dispositivos Android, como relata o PCMag.

Inicialmente, o recurso deve funcionar com sites de compras como Amazon, BestBuy e Walmart. Mas os recursos de verificação da FakeSpot já estão disponíveis para serem utilizados em qualquer dispositivo através do seu site oficial.

publicidade

Recursos como esse são úteis especialmente para casos — não incomuns — de vendedores que utilizam algumas técnicas maliciosas para aumentar a classificação de seus produtos com comentários e análises positivas.

A Amazon é uma das empresas que têm lutado contra avaliações falsas há anos. Em 2020, a big tech varejista admitiu ter bloqueado 200 milhões de avaliações falsas.