O Google concordou em pagar a editores alemães 3,2 milhões € por ano (R$ 17 milhões) pela publicação de conteúdo noticioso, aguardando decisão do Escritório Alemão de Patentes (DPMA, da sigla em alemão) sobre a questão, anunciaram as partes em comunicados separados nesta quinta-feira (12).

O acordo foi alcançado com a Corint Media, uma organização que representa os interesses de editores alemães e internacionais, incluindo Sat.1, ProSieben, RTL, Axel Springer e CNBC.

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Segundo a Reuters, o Google afirmou que o pagamento à Corint Media está de acordo com o que já havia sido acordado com 470 publicações regionais e nacionais na Alemanha, referindo-se a acordos de licenciamento existentes com publicações como Spiegel, Zeit e FAZ para uso de manchetes, excertos e miniaturas.

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  • Inicialmente, a Corint Media buscava pagamento de 420 milhões € (R$ 2,23 bilhões) pelo uso de conteúdo noticioso em 2022 e espera que a decisão da DPMA leve a aumento significativo na remuneração paga pelo Google;
  • As partes já tinham concordado anteriormente com pagamento único de 5,8 milhões € (R$ 30,8 milhões) pelo período desde a introdução da nova legislação de direitos de autor da imprensa em 2021.

A diretora administrativa da Corint, Christine Jury-Fischer, afirmou que “o quase monopolista Google dita os preços, portanto, a via judicial é a única forma de chegar a uma remuneração adequada pela utilização do conteúdo”.

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