É neste sábado (14)! Depois de quase três décadas, o Brasil, finalmente, vai voltar a testemunhar a Lua passando entre a Terra e o Sol, causando um eclipse solar — desta vez, com uma particularidade: os céus de alguns pontos específicos do continente americano vão ganhar um “Anel de Fogo”.

Popularmente, é assim que é chamado o eclipse solar anular. Por estar mais longe da Terra, próxima ao ponto mais distante do planeta (chamado de apogeu), a Lua estará bem menor. Assim, quando passar na frente do Sol, ela vai tapar apenas o centro do astro, ficando no meio de um belíssimo aro dourado.

publicidade

No Olhar Digital News, conversamos com o astrônomo e nosso colunista Marcelo Zurita. Ele falou sobre o motivo desse eclipse ser tão especial:

O que ele tem de especial é que ele ocorre no momento em que a Lua está próxima do apogeu. Como a Lua está próxima do apogeu, que é o ponto mais afastado da Terra, no ápice do eclipse ela não consegue cobrir totalmente o Sol, forma-se um anel de fogo em torno dela, por isso esse eclipse é chamado de anular.

Marcelo Zurita

O Olhar Digital transmite tudo a partir das 14h (horário de Brasília). Clique aqui, ative a notificação e não perca nenhum detalhe!