Uma equipe de pesquisadores nos Estados Unidos desvendou uma notável “lei da natureza” que estava faltando em nosso entendimento de mundo. Esta lei, que abrange sistemas complexos em evolução, transcende os limites da biologia, estendendo-se a campos como astrofísica e mineralogia. Em um artigo recente, os cientistas propõem a “lei do aumento da informação funcional”, uma teoria que desvenda o segredo da evolução em todos os seus matizes.

Desde a formação de estrelas a partir dos elementos primordiais até a diversificação dos minerais na Terra ao longo das eras, esta descoberta sugere que a evolução é uma força universal que impulsiona a complexidade e a diversidade em sistemas naturais. O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, explora como sistemas em constante evolução moldam o nosso Universo.

O que você precisa saber:

• Cientistas dos EUA identificaram uma “lei de aumento da informação funcional” que descreve a evolução em sistemas complexos naturais.
  • A pesquisa destaca que a evolução não se limita à biosfera da Terra, ocorrendo em sistemas como o Sistema Solar, estrelas, átomos e minerais.
  • O estudo explora a evolução desde a formação das primeiras estrelas até a diversificação de mais de 5.900 espécies minerais na Terra.
  • A interação entre sistemas biológicos e minerais desempenha um papel fundamental na influência mútua da diversidade.
  • A pesquisa propõe três tipos de função na evolução: persistência estática, persistência dinâmica e geração de novidades, ampliando a compreensão sobre a evolução natural.

O estudo

O Universo gera novas combinações de átomos, moléculas, células, etc. Aquelas combinações que são estáveis e podem continuar a gerar ainda mais novidades continuarão a evoluir. Isso é o que torna a vida o exemplo mais marcante da evolução, mas a evolução está em toda parte.

Michael Wong, astrobiólogo do Carnegie Institution for Science em Washington, DC, ao Science Alert

Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos identificou o que eles chamam de “lei de aumento da informação funcional” que descreve a maneira como a evolução ocorre em sistemas complexos naturais. Eles observaram que a evolução não está restrita à biosfera da Terra, mas é um fenômeno que se manifesta em diversas escalas, desde o Sistema Solar até os níveis atômicos e minerais. Isso sugere que a evolução é uma característica ubíqua do universo.

Esses sistemas em evolução parecem ser conceitualmente equivalentes, uma vez que exibem três atributos notáveis. 1) Eles se formam a partir de numerosos componentes que têm o potencial de adotar vastas combinações configuracionais; 2) existem processos que geram numerosas configurações diferentes; e 3) as configurações são selecionadas preferencialmente com base na função.

Trecho do artigo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences

O estudo aborda a evolução desde os primórdios, quando hidrogênio e hélio se combinaram para formar as primeiras estrelas, até a diversificação de mais de 5.900 espécies minerais na Terra. Ele enfatiza como a interação entre sistemas biológicos e minerais desempenha um papel fundamental na influência mútua da diversidade, mostrando que a vida, como a conhecemos, é o resultado dessa interação.

Um componente importante desta proposta de lei natural é a ideia de ‘seleção por função’.

De acordo com Darwin, a função primária de um organismo no contexto da biologia é garantir sua própria sobrevivência por tempo suficiente para se reproduzir com sucesso. A equipe diz que essa nova proposta amplia nossa compreensão ao apontar a existência de três tipos distintos de função no mundo natural:

• Persistência estática, que envolve a manutenção de arranjos atômicos ou moleculares estáveis;
  • Persistência dinâmica, relacionada a sistemas dinâmicos que têm acesso a fontes constantes de energia e, por isso, são mais propensos a persistir;
  • E geração de novidades, que se refere à capacidade dos sistemas em evolução de criar novas configurações, frequentemente resultando em comportamentos ou características inovadoras e surpreendentes.

Esse estudo fornece uma perspectiva única sobre a evolução em sistemas complexos, destacando a necessidade de uma lei da natureza para descrever esse fenômeno. Isso expande nossa compreensão da evolução e como ela ocorre em diversas escalas, desde as estrelas até os minerais, oferecendo insights valiosos sobre a natureza fundamental da evolução no universo.