Celulares muito caros? Mercado de smartphones está desacelerando

Setor dos smartphones vem caindo há anos, mas alguns mercados emergentes e lançamentos, como o iPhone 15, podem ser a esperança
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 16/10/2023 16h41
Smartphones-descartados-1
Imagem: ArieStudio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mercado de smartphones teve uma surpresa e atingiu o pico mais baixo em uma década. O cenário de queda já é notado há algum tempo e está prejudicando as principais empresas do setor, como a Apple e a Samsung, que apresentaram arrecadação menor do que o esperado. Enquanto isso, novos lançamentos e vendas globais podem dar uma esperança, ao mesmo tempo que outras companhias, como a chinesa Huawei, estão usando essa desaceleração para crescer.

Leia mais:

Mercado de smartphones em queda

De acordo com dados da Counterpoint Reserach obtidos pela Reuters, o mercado global de smartphones se retraiu em 8% no terceiro trimestre deste ano. Isso é o pico mais baixo em uma década.

Segundo o site, um dos motivos para isso é a demanda moderada por esses aparelhos vindos de grandes marcas em mercados desenvolvidos. Isso porque os números das principais empresas do setor (Apple, Samsung, Xiaomi, Oppo e Vivo) vêm caindo nos últimos três anos.

Dados do relatório mostram que, dentro dos 8% de queda geral, as vendas Apple no trimestre caíram em 8% e da Samsung, em 13%.

Apple iPhone 15 Pro (128 GB) — Titânio Azul
iPhone 15 pode estimular mercado de smartphones a sair do período de quedas (Foto: Apple/Divulgação)

Pontos positivos

  • O cenário não é só de queda: a chinesa Huawei aproveitou o momento e ganhou participação de mercado no terceiro trimestre de 2023. Mesmo com as sanções os Estados Unidos, o smartphone Mate 60 Pro fez sucesso.
  • Além disso, as remessas globais aumentaram 2% na indústria no trimestre passado, o que significa que o mercado pode superar as quedas consecutivas aos poucos.
  • No relatório, a Counterpoint Research chegou e destacar o lançamento do iPhone 15 como um fator que poderia ajudar no crescimento do mercado, além das festividades de final de ano e os eventos de vendas comuns em novembro.
  • Outro ponto positivo são os mercados considerados emergentes. No mesmo período, o Oriente Médio e a África representaram um crescimento anual no setor dos smartphones.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.