Segundo relatório da Stand.earth, importante ONG de proteção ao meio ambiente, a Apple pode até estar longe de ser perfeita em alguns tópicos comerciais ou técnicos, mas quando o assunto é mudança climática a companhia está em primeiro lugar no que diz respeito a iniciativas em prol da energia limpa. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O relatório comparou as iniciativas climáticas da Apple, Dell, Google, HP, Microsoft e Nvidia; 
  • A Apple é a única entre as seis que estabeleceu metas para os seus fornecedores mudarem para energias renováveis — a maior parte da pegada de carbono de uma empresa costuma ser composta por seus fornecedores; 
  • O resultado foi recebido com bons olhos pela organização, visto que a big tech produz 4% das emissões globais de gases de efeito estufa. 

Leia mais! 

Os planos da Apple é que até o final desta década a empresa seja neutra em carbono em todas as suas operações e cadeia de fornecimento. A análise da Stand.earth mostrou, inclusive, que fornecedores da empresa mais que duplicaram a sua energia limpa entre 2021 e 2022. Este ano, cerca de 300 também se comprometeram com a iniciativa.   

publicidade

Embora a Apple possa ser muito rápida em afirmar que seus produtos são ‘neutros em carbono’, eles são os únicos que estão dando um forte exemplo de como estão migrando suas próprias operações para fora dos combustíveis fósseis e trabalhando agressivamente para que seus fornecedores sigam um caminho para ser 100% alimentado de forma renovável até 2030. 

Gary Cook, diretor de política climática global da Stand.earth.  

O documento incluiu recomendações para as empresas controlarem a poluição, além de sugerir que, o ideal, seria as empresas trabalharem de forma mais estreita para combater as alterações climáticas. 

Continua a existir uma falta substancial de colaboração significativa e de ação unificada entre os líderes do setor. 

Stand.earth no relatório.
Modelos de iPhone um do lado do outro
(Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Apesar do progresso, no entanto, outro relatório, este divulgado pelo Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais (IPE), apontou que a Apple ainda precisa ser mais transparente sobre as emissões da sua cadeia de abastecimento.  

publicidade

Dado que os fornecedores da Apple não divulgam publicamente seus dados sobre uso de energia limpa e emissões de gases de efeito estufa, como pode ser verificado publicamente que o processo de fabricação dos três produtos Apple Watch neutros em carbono usa eletricidade 100% limpa? 

IPE em análise. 

O trecho refere-se ao lançamento dos primeiros produtos neutros em carbono da Apple, anunciados no mês passado. Entenda melhor aqui

Continuaremos a defender e compartilhar nossa abordagem rigorosa e baseada na ciência para descarbonizar nossos produtos — em estreita parceria com nossos fornecedores e com validação de terceiros — como uma forma de impulsionar o progresso em toda a indústria. 

Porta-voz da Apple, Sean Redding, ao The Verge. 

As outras big techs não se pronunciaram sobre a análise da Stand.earth, salvo a Nvidia, que afirmou “envolver consistentemente os fornecedores para avaliar iniciativas adicionais e facilitar novas reduções de emissões em toda a cadeia de fornecimento”.