O Tizen é um sistema operacional da Samsung, aplicado principalmente em Smart TVs. A tecnologia está crescendo cada vez mais e vai começar a ser utilizada em diversos outros dispositivos. Continue a leitura e saiba tudo sobre.

Leia mais:

publicidade

O que é o Tizen?

Esse sistema operacional é o responsável pela funcionalidade inteligente da TV e outros equipamentos da Samsung. Assim, ele proporciona conectividade por meio do Wi-Fi e Bluetooth, além de dar acesso a diversas plataformas de streaming. Um diferencial do Tizen é o GameFly, um serviço de streaming para jogos que substitui um console de videogame.

Quais dispositivos possuem o sistema?

Apenas Smart TVs, geladeiras e smartwatches da Samsung possuem o Tizen. No entanto, no início de outubro de 2023, a marca anunciou que o sistema operacional vai equipar outros aparelhos. Entre eles, eletrodomésticos com tela de 7 polegadas.

publicidade

Isso será possível por conta da tecnologia Home Al Edge, que dará aos dispositivos a possibilidade de solicitar os serviços IA para equipamentos da Samsung que sejam mais robustos.

Qual a diferença do Tizen para o Android?

O Tizen é um sistema operacional baseado em Linux e exclusivo da Samsung. Um dos grandes diferenciais desta tecnologia é que os usuários podem realizar tarefas na TV, por exemplo, por meio de gestos.

publicidade

Outro destaque é que com a distribuição de sinal para outros equipamentos por meio de Bluetooth ou Wi-Fi, o Tizen tem como capacidade a transformação da smart TV em uma central de controle para a residência. E, para quem é gamer, há uma aba voltada para o tema e com a possibilidade de reprodução de conteúdos em segundo plano em tablets e celulares, mesmo com a TV desligada.

Por outro lado, o Android está presente em um grande leque de aparelhos no mercado. Além disso, ele possui integração com o Google Assistente. Um dos grandes destaques da tecnologia é a função que permite que seja transmitido o conteúdo de aparelhos móveis para a TV. Assim, o usuário pode ver fotos, vídeos e músicas que estejam passando em um celular pareado, por exemplo.

publicidade

Além disso, a sua interface de navegação é mais intuitiva. Também tem como acessar a vasta biblioteca de aplicativos do Google Play apenas com o comando de voz utilizando o Google Assistant.

O sistema operacional Tizen é bom?

Sim, o Tizen é um excelente sistema, já que proporciona uma série de vantagens aos usuários. Além dos já citados neste conteúdo, há o controle remoto para a TV. Ele é único, integrado e dá acesso a diversos serviços de voz, como Alexa e Bixby. Por meio dele, o usuário também pode controlar outros produtos inteligentes da marca, como geladeiras e lâmpadas inteligentes.

Quais apps têm no Tizen?

São mais de 400 aplicativos, entre eles estão: Spotify, Globo Play, Prime Video, Netflix, YouTube, redes sociais e outros. Para acessá-lo, basta ir ao menu principal, conhecido como “Smart Hub”