Os recorrentes acidentes envolvendo carros autônomos da Cruise despertaram preocupação nas autoridades dos Estados Unidos. Por isso, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA anunciou a abertura de uma investigação para determinar se a empresa tem adotado as medidas de segurança adequadas para o oferecimento do serviço.
Leia mais
- Cruise nega responsabilidade em novo acidente com robotáxi nos EUA
- CEO da Cruise diz que táxis autônomos são criticados “injustamente”
- EUA: robotáxi bloqueia ambulância e é responsabilizado por morte
- Cruise, da GM, apresenta robotáxi com acessibilidade
De acordo com o órgão de fiscalização, são 594 casos analisados. Se comprovadas as falhas de segurança, a Cruise pode ser forçada a realizar um recall dos carros autônomos. “Isso pode aumentar o risco de uma colisão com um pedestre, o que pode resultar em ferimentos graves ou morte”, afirmou a agência.
Um porta-voz da empresa disse que a companhia tem “cooperado com cada um dos pedidos de informação”. As informações são da Reuters.
Em dezembro, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA abriu uma investigação sobre o sistema de direção autônoma dos veículos Cruise após dois acidentes e relatos de que os carros autônomos “podem se envolver em frenagens bruscas inadequadas ou ficar imobilizados”.

Diversas ocorrências envolvendo os veículos autônomos já foram registradas
- O anúncio da abertura da mais recente investigação ocorre pouco mais de duas semanas depois de um acidente em São Francisco que resultou no atropelamento de um pedestre.
- De acordo com a empresa, “um veículo conduzido por humanos atingiu a pedestre enquanto trafegava na pista imediatamente à esquerda de um Cruise”.
- Ainda segundo o comunicado divulgado, o impacto teria sido tão grande que lançou a mulher contra o carro autônomo.
- Em agosto, um Cruise colidiu com um caminhão de bombeiros, deixando uma pessoa ferida.
- Após o acidente, a empresa reduziu pela metade o número de veículos na cidade.
- Uma semana antes desse caso, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia votou para permitir serviços pagos de robotáxi 24 horas por dia, 7 dias por semana em São Francisco.
- A medida, no entanto, causou divergências.
- Algumas autoridades municipais e moradores da cidade citam os recorrentes acidentes envolvendo os carros autônomos.
- Segundo um levantamento dos bombeiros de São Francisco, veículos com a tecnologia interferiram em pelo menos 66 ocorrências desde maio de 2022.
- A corporação observa que os carros autônomos já invadiram cenas de ocorrências policiais, bloquearam cruzamentos e obstruíram a passagem de veículos de emergência.