Blue Origin apresenta nova plataforma para exploração espacial; conheça

Blue Ring poderá hospedar, implantar e reabastecer naves espaciais, entre outras possibilidades
Rodrigo Mozelli17/10/2023 19h47
blue_ring_101623
Imagem renderizada da Blue Ring no Espaço (Imagem: Reprodução/Blue Origin)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Blue Origin, de Jeff Bezos, está trabalhando em plataforma chamada Blue Ring, que tem como objetivo criar um futuro em que milhões de pessoas vivam e trabalhem no Espaço.

A Blue Ring, apresentada nesta terça-feira (17), será plataforma multi-uso que poderá hospedar, implantar e reabastecer naves espaciais, além de realizar outros serviços em órbita terrestre, espaço cislunar e além.

Leia mais:

“[A Blue Ring] vai ultrapassar todos os outros veículos de transferência orbital, rebocadores e conceitos de ESPA propulsivos que estão por aí”, afirmou Lars Hoffman, vice-presidente de vendas governamentais da Blue Origin, segundo o Aviation Week.

Características da Blue Ring

  • A plataforma terá a capacidade de hospedar e implantar satélites de até 499 kg em portas ESPA genéricas, bem como ancorar um satélite de até 1,81 toneladas em seu convés superior;
  • Um único Blue Ring poderá transportar mais de três toneladas de cargas, dependendo se a nave seria voada para uma ou várias órbitas da Terra, incluindo orbitas geossíncronas, pontos de Lagrange, espaço cislunar, órbitas lunares ou até mesmo espaço interestelar;
  • A plataforma será alimentada por um sistema de propulsão híbrido, químico e solar-elétrico, projetado e fabricado principalmente pela Blue Origin;
  • A empresa também mencionou que os motores utilizados no Blue Ring são variantes específicas para a plataforma e não são reaproveitados de outras linhas de motores da empresa;
  • Além disso, a plataforma terá painéis solares que se estendem por cerca de 43,9 metros e poderá ser lançada dentro dos atuais carenagens dos veículos de lançamento Falcon 9, Falcon Heavy, Vulcan e New Glenn.

2025?

A Blue Origin está planejando lançar a primeira missão do Blue Ring em 2025, mas afirmou que isso dependerá da demanda do mercado. A empresa já possui clientes interessados ​​em lançar suas cargas com a nova plataforma.

A unidade de negócios In-Space Systems da Blue Origin será responsável pelo desenvolvimento e comercialização do Blue Ring.

Vamos oferecer aos nossos clientes a habilidade de acessar e realizar manobras através de diferentes órbitas com baixos custos, enquanto têm acesso a dados críticos para garantir uma missão de sucesso.

Paul Ebertz, vice-presidente da In-Space Systems

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.