Pesquisadores encontraram fósseis de espécie inédita de tubarão em camada de rocha do Parque Nacional Mammoth Cave, nos Estados Unidos. A nova espécie, chamada de Strigilodus tollesonae, foi descrita como animal com diversos dentes pequenos em formato de colher.

Estamos entusiasmados em anunciar finalmente a descoberta de nossa primeira nova espécie de tubarão em Mammoth Cave no NFD (Dia Nacional dos Fósseis).

Barclay Trimble, superintendente do Mammoth Cave

Leia mais:

A espécie

  • Segundo o WKRN, Strigilodus tollesonae significa “dente raspador de Tolleson” em homenagem à Kelli Tolleson – guia do Parque Nacional Mammoth Cave e responsável por descobrir locais fósseis importantes;
  • Essa espécie está mais relacionada com o peixe-rato moderno do que com as espécies de tubarões que conhecemos hoje;
  • “Equipes de geólogos, paleontólogos, funcionários do parque e voluntários têm trabalhado arduamente nas profundezas da caverna, identificando e coletando fósseis desde que o inventário de recursos paleontológicos começou em 2019. Sua importante pesquisa nos permite compreender melhor o escopo, significado, distribuição e questões de gestão associadas ao registro fóssil encontrado em Mammoth Cave”, afirmou Trimble.

Mammoth Cave

O Parque Nacional Mammoth Cave, localizado em Kentucky, é o sistema de cavernas mais longo conhecido do mundo e conta com mais de 600 km já explorados. Ao longo dos anos, mais de 40 outros fósseis de tubarões e seus parentes distantes foram encontrados nesse espaço.

“[O Parque] disponibiliza a número maior a beleza natural e a grandeza desta seção do Kentucky; uma área cavernosa não encontrada em tamanho ou majestade comparável em qualquer lugar do globo”, disse o Senador Earle C. Clements, Kentucky, em 1941.