Meta abre caminho para você bloquear rastreio no Instagram

Agora você consegue bloquear o Instagram de coletar seus dados em todos os aplicativos e sites que visita, anunciou a Meta
Pedro Spadoni17/10/2023 16h52
Instagram Stories
(Imagem: PixieMe/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta – big tech dona do Instagram, Facebook e WhatsApp – ampliou os recursos de privacidade para os usuários das suas plataformas. Agora, você consegue bloquear o Instagram de coletar seus dados em todos os aplicativos e sites que você visita.

Para quem tem pressa:

  • A Meta anunciou que agora é possível bloquear o Instagram de coletar dados em todos os aplicativos e sites visitados;
  • A nova ferramenta no Instagram é chamada de “Atividade Fora das Tecnologias Meta” (em tradução livre) e permite aos usuários revisar quais empresas estão compartilhando informações com a Meta, desconectar atividades específicas ou limpar as informações coletadas;
  • Além disso, a Meta divulgou que dá para transferir fotos e vídeos do Instagram para outros serviços e a possibilidade de baixar informações das contas do Facebook e Instagram simultaneamente.

Isso é uma expansão da capacidade de desativar esse tipo de rastreamento para o Instagram, conforme divulgado pela Meta. Na prática, a mudança permitindo que você reveja quais empresas estão compartilhando informações com a Meta, desconecte atividades específicas ou limpe as informações coletadas.

Leia mais:

Até então, só dava para configurar isso no Facebook. A nova ferramenta para o Instagram se chama “Atividade Fora das Tecnologias Meta” (em tradução livre).

Meta e a privacidade para usuários

Celular com ícones de redes sociais da Meta e, ao fundo, o logotipo da marca aparece numa tela de computador
Imagem: mundissima/Shutterstock

A Meta recebia dados de sites terceiros por meio de suas ferramentas comerciais. Essas ferramentas eram usadas para rastrear atividades na web e exibir anúncios personalizados. Agora, os usuários terão maior controle sobre isso.

Outra novidade é a possibilidade de transferir fotos e vídeos do Instagram para outros serviços. Embora não tenha sido especificado quais serviços serão compatíveis, um exemplo citado pela Meta é a criação de álbuns de fotos utilizando um serviço terceirizado.

Além disso, agora você consegue baixar informações das suas contas do Facebook e Instagram simultaneamente. Antes, só dava para fazer isso separadamente.

Essas mudanças fazem parte de uma série de ajustes da Meta em relação à privacidade e transparência. A empresa busca responder a preocupações dos usuários e regulamentações, como as novas regras na União Europeia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.