A primeira Hilux 100% elétrica da Toyota finalmente entrou na fase de testes. Chamada de HiLux BEV, um protótipo do veículo foi colocado à prova por engenheiros na Austrália, país onde a versão do modelo a gasolina tem sido o mais vendido nos últimos sete anos.
O que você precisa saber:
- A Toyota revelou a nova HiLux BEV durante seu 60º aniversário na Tailândia, em dezembro passado;
- Os testes dos engenheiros na Austrália devem avaliar o progresso da picape desde então. Feedbacks de clientes também foram solicitados;
- O carro conceito ainda está em fase de desenvolvimento, mas, segundo a Electrek, o EV parece já estar pronto para entrar em produção;
- Contudo, tudo indica que o modelo único foi construído focado em um determinado mercado: o da Tailândia — é possível que fãs da Hilux nos EUA ou outros países não tenham acesso ao BEV.
Leia mais!
- Honda cria robô “faz-tudo” para trabalhar em aeroportos; veja
- Dá para reciclar baterias de carros elétricos – esses cientistas mostram como
- Quem tem carro elétrico pensa em voltar para veículos a combustão? Pesquisa responde
Também tive a oportunidade de dirigi-lo — e está claro que o trem de força totalmente elétrico do veículo-conceito oferece o torque impressionante que você esperaria normalmente de um motor diesel.
Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações de franquia da Toyota Austrália.
Hanley acrescentou que a nova Hilux é movida por uma tecnologia desenvolvida pela Toyota há “mais de um quarto de século”. Embora nenhuma especificação tenha sido revelada no evento, as imagens mostram que seu design é fortemente influenciado pelo modelo movido a gás. Confira abaixo as fotos!




Conhecida como um dos principais mercados de picapes, a Tailândia foi responsável por quase 80% dos veículos totalmente elétricos vendidos no Sudeste Asiático nos primeiros três meses de 2023. O país é o quarto maior centro de produção da Toyota em todo o mundo, ficando atrás apenas do Japão, sua sede, China e EUA.
A escolha por revelar o novo EV no território, no entanto, não se baseou apenas na posição significativa no mercado de elétricos. Em agosto, a versão da Hilux movida a gasolina foi o modelo mais vendido na Tailândia, superando o Isuzu D-Max (também elétrico) e a Ford Ranger.