Cientistas identificaram ondas sonoras semelhantes a assobios provenientes de Mercúrio. A descoberta foi divulga em estudo publicado na revista Nature Astronomy e oferece pistas sobre o campo magnético do planeta.

O que são esses ruídos?

• Essas ondas sonoras também já foram detectadas ao redor da Terra, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  • Todos os planetas têm em comum fortes campos magnéticos e cinturões de radiação onde partículas carregadas ficam presas.
  • Os elétrons liberados pelo Sol viajam pelo espaço como vento solar e, ao encontrar um campo magnético, acabam criando esses ruídos.
  • As informações são da IFLScience.

Ouça um exemplo desse coro magnético identificado pela NASA na Terra:

Descoberta vai ajudar a entender mais sobre Mercúrio

Os pesquisadores acretivam que o fenômeno também pudesse ser observado em Mercúrio. A presença de um campo magnético de menor intensidade no planeta é conhecida desde a década de 1970 graças à Mariner 10 da NASA.

A sonda MESSENGER no início dos anos 2000 mostrou que o centro do campo magnético não está no centro de Mercúrio, mas cerca de 20% do raio do planeta para o norte. E um sobrevoo anterior conduzido pela missão espacial BepiColombo mostrou a presença de auroras estranhas no planeta.

A presença dessas ondas sonoras podem estar conectadas às auroras, em uma interação complexa entre o campo magnético do planeta e o vento solar proveniente do Sol. Apesar disso, muitas dúvidas sobre Mercúrio ainda existem.

É por isso que uma nova missão espacial vai entrar em órbita ao redor do planeta em dezembro de 2025. O objetivo é entender melhor como atua o campo magnético no local. No futuro, isso pode revelar como os ambientes de planetas magnetizados são moldados pelo vento solar em nosso Sistema Solar, com potencial extrapolação para exoplanetas e suas interações com ventos estelares, segundo os pesquisadores.