Apesar de ter conquistado muitos usuários, o ChatGPT tinha uma limitação importante: o acesso a dados apenas até setembro de 2021. 

A OpenAI começou a se movimentar em março para contornar o problema e confirmou oficialmente esta semana a chegada das pesquisas em tempo real no chatbot de IA generativa — um recurso revelado no fim de setembro.

O que muda

  • Agora, o ChatGPT pode pesquisar na web por informações mais atuais, oferecendo respostas de fontes “atuais e autorizadas” por meio da função “Browse with Bing”.
  • O recurso está disponível apenas para assinantes dos planos Plus e Enterprise e também permitirá que os usuários encontrem respostas por meio de imagens.
  • Ainda não foi divulgado quando o recurso chega para todos. 
Usuários poderão obter respostas e informações da web sem sair da página de chat da OpenAI. Imagem: Divulgação/OpenAI

Leia mais:

A empresa começou a implementar a pesquisa na web em tempo real em maio por meio do Bing, o mecanismo de pesquisa da parceria Microsoft. O aplicativo móvel do ChatGPT recebeu o recurso primeiro no fim de junho, mas perdeu a função assim que foi descoberto que também exibia conteúdos da versão paga.

publicidade

Integração com DALL-E 3

  • A OpenAI também confirmou a integração do gerador de texto para imagem DALL-E 3 beta com o ChatGPT.
  • Agora, o chatbot poderá fazer parte do trabalho pesado para gerar uma imagem mais próxima do que o usuário solicitou, por exemplo.
  • Com o DALL-E 3 incorporado diretamente no ChatGPT, os usuários também poderão receber imagens como parte das consultas em texto sem precisar alternar entre os dois aplicativos.

Por enquanto, o DALL-E 3 está disponível em versão beta na web e dispositivos móveis. Os usuários podem ativá-lo selecionando a opção “DALL-E 3 (Beta)” na guia GPT-4 dentro do ChatGPT.

No fim, tudo isso faz parte de um plano de expansão que fará do ChatGPT mais que um gerador baseado em texto, lidando também com áudio. No mês passado, a OpenAI liberou a possibilidade de iniciar uma conversa verbal com o chatbot.