O YouTube anunciou, nesta quarta-feira (18), duas iniciativas voltadas ao consumo de notícias na plataforma. Uma delas é uma página “imersiva” para assistir vídeos de notícias, enquanto a outra é o “Programa de Inovação Shorts para Notícias” (em tradução livre).

Para quem tem pressa:

  • O YouTube anunciou duas iniciativas voltadas ao consumo de notícias na plataforma para oferecer uma experiência mais aprofundada e apoiar jornalistas na criação de conteúdo noticioso dinâmico;
  • A primeira iniciativa é uma nova página para visualização de notícias, que reunirá conteúdo de fontes autorizadas em vídeo sob demanda, transmissões ao vivo, podcasts e Shorts, permitindo aos usuários explorar múltiplas fontes e ângulos sobre um tópico específico;
  • Esta funcionalidade será lançada gradualmente para usuários do aplicativo em cerca de 40 países, com integração para computadores e TVs “em breve”;
  • A segunda iniciativa é o “Programa de Inovação Shorts para Notícias”, que visa fortalecer as capacidades de vídeo de curta duração das organizações de notícias por meio de subsídios financeiros e suporte especializado.

Essas atualizações são novas maneiras de levar os usuários a se aprofundarem em notícias e apoiar os jornalistas na criação de conteúdo de notícias dinâmico, conforme escreveram os diretores Brandon Feldman e Geoff Samek (de parcerias jornalísticas e cívicas; e de gerenciamento de produto para notícias, respectivamente) no blog do YouTube.

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Novo espaço para notícias no YouTube

Montagem com capturas de tela de novo espaço para noticias no YouTube
(Imagem: Divulgação/YouTube)

A nova página para visualização de notícias reunirá conteúdo de fontes autorizadas em vídeo sob demanda, transmissões ao vivo, podcasts e Shorts, “permitindo que os usuários se aprofundem e explorem múltiplas fontes e ângulos”, segundo os diretores do YouTube.

Para abrir a página de visualização para um tópico de notícias específico, você precisará clicar num vídeo com o ícone de jornal na página inicial ou nos resultados da pesquisa.

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Essa funcionalidade será lançada ao longo do tempo para usuários do aplicativo em aproximadamente 40 países, com integração para computadores e TVs em breve, conforme informado no blog no YouTube.

Em relação ao “Programa de Inovação Shorts para Notícias”, os diretores a descreveram como uma iniciativa para fortalecer as capacidades de vídeo de curta duração das organizações de notícias por meio de subsídios financeiros e suporte especializado.

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Pessoa segurando celular com logo do YouTube Shorts na tela, também exibido numa tela ao fundo
(Imagem: viewimage/Shutterstock)

A empresa anunciou que trabalha com mais de 20 organizações em dez países, fornecendo um total de US$ 1,6 milhão de dólares (aproximadamente R$ 8 milhões) em subsídios.

Os participantes são selecionados com base em terem uma forte presença existente de vídeo de longa duração no YouTube, mas buscam melhorar e expandir sua criação de conteúdo de notícias Shorts.

Em 2024, especialistas do YouTube trabalharão com organizações de notícias, incluindo a Univision nos EUA, a AFP na França e a Mediacorp em Cingapura, na estratégia de conteúdo Shorts e nas melhores práticas de produção de vídeo.

Já vimos a cobertura inovadora que pode acontecer quando as redações investem em vídeos de curta duração. Nosso objetivo com o ‘Programa de Inovação Shorts’ é impulsionar os editores de notícias inovadores que têm interesse em adotar capacidades de notícias de curta duração, mas não tiveram os recursos para fazer isso.

Diretores Brandon Feldman e Geoff Samek (de parcerias jornalísticas e cívicas; e de gerenciamento de produto para notícias do YouTube, respectivamente)