Israel está negociado com a SpaceX para lançar o serviço de internet via satélite da Starlink para comunidades próximas à zona de conflito com o Hamas. A informação foi divulgada nesta terça (17) pelo Ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, no X (antigo Twitter).

Leia mais:

publicidade

O que aconteceu

  • O Starlink ainda não está disponível em Israel. Seria a primeira vez que o serviço seria disponibilizado no país.
  • O plano é reforçar as comunicações durante a guerra com terminais de comunicação da SpaceX, oferecendo “uma ampla conexão à Internet de banda larga em Israel”, disse o Ministro.
  • “O ministério promove a compra destes dispositivos de satélite para o benefício dos conselhos regionais e líderes comunitários em assentamentos de zonas de conflito”, acrescentou.

A declaração de Karhi ocorre pouco mais de uma semana após extremistas do Hamas liderarem um ataque brutal em Israel, seguido por dias de retaliação em Gaza.

Por ora, o governo israelense ainda não divulgou quando o serviço ficará online. Também não há sinal de que a guerra terminará em breve. 

publicidade

Starlink terá serviço de telefonia via satélite em 2024

A notícia chega dias após a Starlink, de Elon Musk, divulgar seu novo serviço de conectividade para celulares com LTE (Long Term Evolution; tecnologia de rede móvel). Além de internet móvel, o chamado “Starlink Direct to Cell” permitirá chamadas de voz e troca de dados entre aparelhos de todo o mundo.

“O Direct to Cell funciona com telefones LTE existentes onde quer que você possa ver o céu. Nenhuma alteração no hardware, firmware ou aplicativos especiais é necessária, fornecendo acesso contínuo a texto, voz e dados”, diz o comunicado da empresa.

publicidade

Segundo o anúncio, o lançamento acontecerá gradualmente em 2024.