A Toyota anunciou que vai apresentar sua nova van conceito no evento automobilístico Japan Mobility Show, que começa no dia 28 e tem o tema “Mudar o futuro dos carros”. A marca realmente entrou na proposta e revelou algumas imagens do Kayoibako, um modelo elétrico futurístico inspirado em um contêiner e planejado para otimizar o espaço, que parece quase saído de um videogame.

Leia mais:

publicidade

Van Toyota Kayoibako

  • A palavra japonesa kayoibako se refere a contêineres configuráveis para transporte seguro e eficiente de peças.
  • O nome faz jus ao conceito que a marca propõe: a van foi criada para otimizar espaço e, para isso, apostou no espaço interior e no design simplista, com linhas retas como se fosse realmente um contêiner.
  • No interior, o espaço parece amplo e, de acordo com as imagens divulgadas pela Toyota, é possível combinar formas de encaixar a carga para melhor aproveitar a van.
  • Segundo comunicado da marca, o modelo é personalizável, podendo ter prateleiras no interior, para servir como ônibus ou ser incorporado para fins comerciais, fazendo parte de sistemas de distribuição inteligentes.
  • Ainda, é possível personalizá-lo para uso pessoal ou por motivações sociais, por exemplo, para transporte de pessoas em cadeiras de roda.
(Foto: Toyota/Divulgação)

Compacto e amplo ao mesmo tempo

Apesar do interior amplo, a van Toyota Kayoibako é relativamente compacta, tendo apenas 4 metros de comprimentos, menos de 1,8 metro de largura e 1,8 metro de altura.

Já na parte do motorista, vem o aspecto futurista. A van é útil, mas não deixa os atributos de lado: o condutor pode usufruir de uma tela estendida bem ao alcance dos olhos.

publicidade
(Foto: Toyota/Divulgação)

Vai sair do papel?

Vale lembrar que a Toyota Kayoibako é uma van-conceito da marca, ou seja, não é um modelo real ainda. A depender da recepção do modelo e dos planos da empresa, pode ser que o modelo saia do papel, mas essa não é uma certeza.

Além disso, apesar de ser impressionante, o site Electreck destacou atributos que a Toyota precisa melhorar na van antes de realmente anunciá-la. Um dele é a maçaneta ‘embutida’, como você pode ver nas fotos e que dificulta a abertura para um veículo utilitário. Outra é a ausência de câmeras laterais (já que o veículo com certeza terá que se guiar em alguns depósitos pelo mundo) e de uma rampa de acesso.