Tridente de 1,7 mil anos é encontrado na Turquia

Possível arpão foi encontrado em antiga fonte chamada Nymphaion (fonte oriental)
Rodrigo Mozelli19/10/2023 02h40
tridente_ferro_assos_turquia
Peça devia ser usada para caçar grandes peixes (Imagem: Cigdem Munibe Alyanak/ Anadolu Agency)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos encontraram, na cidade turca de Assos, um antigo tridente de ferro, que deve ter sido usado para pesca.

Assos está localizada no noroeste da Turquia e possui vasta história compartilhada com suas ruínas antigas e artefatos romanos e bizantinos encontrados durante algumas escavações.

Leia mais:

As escavações na cidade clássica foram lideradas por Nurettin Arslan, professor de ciências sociais e de humanidades na Universidade Canakkale Onsekiz Mart. Os trabalhos estão recebendo apoio do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia e da Sociedade Histórica Turca.

Tridente de ferro

  • A equipe encontrou o tridente, com idade estimada em 1,7 mil anos, em antiga fonte chamada Nymphaion (fonte oriental);
  • Um restaurador trabalhou no achado para limpá-lo e remover partículas do solo e de agentes oxidantes;
  • Arslan contou ao portal Anadolu que o tridente era um material que era visto especialmente em murais e outras representações.

Esta é a primeira vez que achamos este tipo de material em Assos, pois ferramentas feitas de ferro são os materiais que mais rapidamente se decompõem em cidades antigas.

Nurettin Arslan, professor de ciências sociais e de humanidades na Universidade Canakkale Onsekiz Mart, em entrevista ao Anadolu

O professor disse ainda que, segundo estudos, essa ferramenta era usada para pegar grandes peixes no mar em pequenas embarcações à noite, iluminando o caminho com uma tocha.

Arslan completou afirmando que é difícil dizer onde o arpão foi fabricado, já que é composto de ferro, pois “o ferro é encontrado e produzido no mundo todo. Dessa forma, fica difícil dizer qualquer coisa sobre seu local de confecção”, disse.

“Mas mais descobertas de escória de ferro ou ferro forjado, em vários lugares ou áreas em Assos. Portanto, é possível que esta peça tenha sido produzida em Assos mesmo.”

Pedra milenar descoberta na França pode ser mapa 3D mais antigo da Europa

Uma equipe de arqueólogos no norte da França tem se dedicado há quase uma década a decifrar os enigmas de um antigo objeto da Idade do Bronze conhecido como laje de Saint-Bélec. Esta pedra misteriosa, encontrada no país em 2014 após mais de um século desaparecida, pode ser o mapa 3D mais antigo da Europa.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.