IA generativa da Apple já tem previsão para chegar

Analista diz que a empresa deve começar a construir centenas de servidores de IA ainda em 2023
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 20/10/2023 12h40
Apple
(Imagem: Pres Panayotov / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O analista especializado na cobertura da cadeia de suprimentos da empresa, Jeff Pu, sugere que a primeira ferramenta de inteligência artificial generativa da Apple chegará no fim de 2024 nos iPhones e iPads.

Conforme informações do MacRumors, o analista publicou uma nota informando que as verificações na cadeia de suprimentos sugerem que a Apple provavelmente construirá algumas centenas de servidores de IA ainda em 2023, o que deve aumentar significativamente no próximo ano.

Leia mais:

Pu considera que a Apple oferecerá uma combinação de IA baseada em nuvem, um tipo de “IA de ponta” que exigirá mais processamento de dados dos dispositivos. O analista também mencionou que a empresa visa usar o processamento de dados via nuvem sem deixar de proteger a privacidade do usuário.

Se as informações estiverem corretas, podemos esperar que a aguardada IA generativa da Apple chegue junto com o lançamento dos sistemas operacionais iOS 18 e iPadOS 18.

O que já sabemos sobre a IA da Apple?

  • Apesar de não possuir um anúncio oficial, há diversos rumores acerca dos trabalhos da Apple em inteligência artificial;
  • Em setembro, um relatório do The Information afirmou que a empresa estaria trabalhando em vários modelos de IA;
  • Segundo as informações, uma equipe nomeada de “Foundational Models” (Modelos de Fundação) seria responsável por desenvolver um modelo de geração de imagens, enquanto outro grupo estaria trabalhando por uma “IA multimodal” capaz de reconhecer e produzir vídeos, imagens e textos;
  • Além disso, a Apple teria a intenção de integrar IA generativa à Siri;
  • O principal modelo de linguagem amplo desenvolvido pela Apple até o momento estaria sendo chamado de “Ajax GPT”, treinado com mais de 200 bilhões de parâmetros;
  • De acordo com Tim Cook, CEO da Apple, a empresa já trabalha em projetos de IA há anos.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.