Nos últimos anos, a física quântica tem sido um campo de pesquisa intrigante e repleto de descobertas revolucionárias. Entre essas descobertas, o emaranhamento quântico (ou entrelaçamento quântico) é um dos fenômenos mais notáveis e complexos que desafiam nossa compreensão da realidade. Vamos entender em detalhes o que é e como funciona esse fenômeno da ciência na física quântica.

Entendendo o mundo quântico

Antes de mergulharmos de cabeça no emaranhamento quântico, é importante entender o contexto em que ele se insere. A física quântica é o ramo da ciência que lida com o mundo das partículas subatômicas, um domínio onde as regras familiares da física clássica não se aplicam. Em vez disso, as partículas nesse reino seguem um conjunto inteiramente diferente de regras, frequentemente desconcertantes e paradoxais.

Um dos princípios fundamentais da física quântica é a dualidade partícula-onda, que afirma que partículas como elétrons e fótons podem exibir tanto propriedades de partícula quanto de onda, dependendo de como são observadas. Além disso, o princípio da incerteza de Heisenberg nos diz que, em escalas subatômicas, não podemos determinar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula com precisão infinita.

No mundo quântico, os eventos não ocorrem de forma determinística, como na física clássica, mas sim de maneira probabilística. Isso significa que, ao lidar com partículas subatômicas, as leis da probabilidade e a aleatoriedade desempenham um papel fundamental. É neste contexto que o emaranhamento quântico surge como um dos fenômenos mais intrigantes e desafiadores da física quântica.

O que é o emaranhamento quântico

O emaranhamento quântico é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais partículas quânticas se tornam interdependentes de uma maneira que a medida das propriedades de uma partícula afeta instantaneamente as propriedades da outra, independentemente da distância que as separa.

Em outras palavras, quando duas partículas estão entrelaçadas, a ação em uma delas afeta a outra instantaneamente, mesmo que estejam a quilômetros (e até anos luz) de distância uma da outra. Esse fenômeno levanta questões profundas sobre como a informação e a realidade são entrelaçadas no nível mais fundamental do universo.

Para compreender o emaranhamento quântico, é importante mencionar o papel desempenhado por Albert Einstein e seus colegas Boris Podolsky e Nathan Rosen. Em 1935, eles propuseram um artigo que ficou conhecido como o “Paradoxo EPR” (Einstein-Podolsky-Rosen), que questionava a natureza do emaranhamento quântico.

Imagem: Elton Wade/Reprodução

O paradoxo EPR começou com uma premissa simples: se duas partículas estiverem emaranhadas, como alega a teoria quântica, então as medições de uma propriedade em uma das partículas devem ser instantaneamente refletidas na outra, independentemente da distância que as separa. Einstein descreveu essa ação como “spooky action at a distance” (ação assustadora à distância), uma vez que parecia violar o princípio da relatividade, que afirma que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz.

Einstein acreditava que a mecânica quântica estava incompleta e que deveria haver variáveis ocultas, ainda desconhecidas, que explicariam o comportamento das partículas emaranhadas de forma mais determinística. No entanto, décadas de experimentação e pesquisa mostraram que o emaranhamento quântico é uma realidade, e não uma anomalia.

A evidência experimental do Emaranhamento Quântico

Uma das primeiras evidências experimentais do emaranhamento quântico veio de um experimento realizado por Alain Aspect na década de 1980. Aspect mostrou que as partículas emaranhadas realmente exibem correlações instantâneas, mesmo quando separadas por distâncias consideráveis.

O experimento de Aspect, conhecido como o teste de Bell, envolveu a medição das propriedades de partículas emaranhadas em ângulos diferentes. Os resultados desse experimento demonstraram que a ação de medir uma partícula instantaneamente influenciava a outra, confirmou a natureza não local do emaranhamento quântico e desafiou as interpretações mais simples da realidade.

Outros experimentos subsequentes, como o experimento de entrelaçamento de fótons, consolidaram ainda mais a realidade do emaranhamento quântico. Hoje, o fenômeno é amplamente aceito e é uma parte fundamental da física quântica.

Como funciona o emaranhamento quântico?

Para entender como o emaranhamento quântico funciona, precisamos primeiro compreender o conceito de superposição. A superposição é uma das características mais marcantes da física quântica e se relaciona diretamente ao emaranhamento.

Em termos simples, superposição significa que uma partícula quântica pode existir em múltiplos estados simultaneamente. Isso ocorre porque as partículas quânticas não são restritas a um único estado definido, como uma partícula clássica. Em vez disso, antes de serem observadas, elas podem estar em uma combinação de vários estados possíveis, representados por uma função de onda.

Por exemplo, um elétron em superposição pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, ou um fóton pode ser polarizado em múltiplas direções simultaneamente. Essa superposição é a base do emaranhamento quântico, uma vez que as partículas emaranhadas estão, por definição, em estados superpostos.

Entrelaçamento quântico
Imagem: Jurik Peter/Shutterstock

A superposição é uma característica intrigante, mas o que a torna ainda mais complexa é o processo de medição. Quando medimos uma propriedade de uma partícula em superposição, sua função de onda entra em colapso, fazendo com que a partícula adote um estado específico.

Isso pode ser ilustrado com o famoso experimento do gato de Schrödinger. Nesse experimento mental, um gato é colocado em uma caixa hermeticamente fechada com um dispositivo que pode liberar veneno. A liberação do veneno é determinada por um evento quântico, como a decaimento radioativo de um átomo. Antes de abrir a caixa e observar, o gato está em superposição, estando vivo e morto ao mesmo tempo. Somente quando abrimos a caixa e fazemos a observação, a superposição colapsa, e o gato assume um estado específico, vivo ou morto.

O mesmo princípio se aplica às partículas emaranhadas. Quando medimos uma propriedade de uma partícula emaranhada, sua função de onda entra em colapso, determinando instantaneamente o estado da outra partícula emaranhada, independentemente da distância entre elas.

O paradoxo da “Não Localidade”

O fenômeno da não localidade é o que torna o emaranhamento quântico verdadeiramente notável. Não localidade significa que a ação em uma das partículas emaranhadas afeta instantaneamente a outra, independentemente da distância entre elas. Isso desafia a nossa intuição e as ideias de causalidade que são familiares na física clássica.

Imaginemos duas partículas emaranhadas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Se medirmos a propriedade da partícula em São Paulo, a partícula no Rio de Janeiro instantaneamente colapsará em um estado específico que corresponde ao resultado da medição em São Paulo. A distância geográfica não é uma barreira para essa correlação instantânea, o que contradiz a ideia de que a informação não pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz.

Interpretações do Emaranhamento Quântico

O emaranhamento quântico levanta questões profundas sobre a natureza da realidade e tem sido objeto de diversas interpretações na física quântica. Algumas das interpretações mais conhecidas incluem:

• Interpretação de Copenhague: Esta é a interpretação padrão da mecânica quântica e afirma que o colapso da função de onda é uma consequência natural da medição. Nesta visão, a realidade é subjetiva e depende da observação.
  • Interpretação de Muitos Mundos: Esta interpretação sugere que todas as possibilidades quânticas se realizam em universos paralelos. Assim, quando uma medição é feita, o universo se divide em múltiplos ramos, cada um representando um resultado possível.
  • Interpretação de Bohm (ou Teoria do Universo Piloto): Nesta interpretação, as partículas têm propriedades bem definidas e locais, mas também são guiadas por um “universo piloto” subjacente que determina seu comportamento. Isso permite uma explicação determinística do emaranhamento.
  • Interpretação de Informação Quântica: Alguns físicos sugerem que o emaranhamento quântico está enraizado na transferência de informações, e que a correlação instantânea entre partículas emaranhadas é devido a uma conexão quântica de informações, e não a uma influência física direta.

Cada uma dessas interpretações oferece uma perspectiva única sobre o emaranhamento quântico, mas até hoje, não existe um consenso definitivo sobre qual interpretação é a correta. A escolha entre essas interpretações muitas vezes se resume a preferências filosóficas e teóricas, já que todas elas são consistentes com os resultados experimentais.

Desafios e questões em Aberto

Embora o emaranhamento quântico tenha revelado uma série de aplicações práticas e levado a descobertas notáveis, ainda existem desafios e questões em aberto. Alguns dos principais desafios incluem:

• Preservação do Emaranhamento: O emaranhamento é uma propriedade frágil e pode ser destruído facilmente devido a interferências do ambiente. Superar esse desafio é essencial para o desenvolvimento de tecnologias quânticas robustas.
  • Compreensão profunda da Não Localidade: A não localidade, que é uma característica fundamental do emaranhamento, continua a desafiar nossa compreensão da física e da filosofia da realidade. Compreender melhor esse fenômeno é uma questão em aberto.
  • Interpretação da Mecânica Quântica: A escolha da interpretação da mecânica quântica que melhor descreve a realidade continua sendo uma questão em aberto. Cada interpretação tem implicações filosóficas e teóricas significativas.
  • Tecnologia Quântica Escalável: Embora as aplicações quânticas sejam promissoras, ainda há um longo caminho a percorrer para desenvolver tecnologias quânticas que sejam escaláveis e acessíveis para uso prático em larga escala.

O emaranhamento quântico é um dos fenômenos mais intrigantes e complexos da física quântica. Ele desafia nossa compreensão da realidade, com partículas emaranhadas exibindo correlações instantâneas, independentemente da distância que as separa. Esse fenômeno tem implicações teóricas profundas e aplicações práticas revolucionárias, desde a computação quântica até a criptografia quântica.

Embora o emaranhamento quântico ainda contenha mistérios não resolvidos, seu estudo continua a desvendar os segredos do universo subatômico. À medida que avançamos na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias quânticas, é emocionante contemplar as possibilidades e os mistérios que o emaranhamento quântico continua a oferecer.