Leonardo DiCaprio é um dos atores mais famosos e prestigiados de sua geração. O astro conta em sua filmografia produções de sucesso comercial global e filmes aclamados pelos especialistas

Além de ser uma das estrelas mais conhecidas de Hollywood, Leonardo DiCaprio, ao longo de sua carreira, tem conquistado aclamação crítica por suas atuações. 

publicidade

Diante disso, resolvemos listar os 10 filmes mais aclamados por críticos que contam com a presença de Leonardo DiCaprio.

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993)

“Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” (“What’s Eating Gilbert Grape”, 1993) / Crédito: Paramount Pictures, J&M Entertainment (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

publicidade

No início de sua carreira, Leonardo DiCaprio impressionou com sua atuação em “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador”. Sua interpretação recebeu elogios e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante. Na trama, DiCaprio interpreta um adolescente com deficiência intelectual, contracenando ao lado de Johnny Depp e Juliette Lewis. 

A história concentra-se em Gilbert Grape (Depp), um jovem que é o sustento de uma  família desajustada, que inclui duas irmãs, seu irmão mais novo com deficiência intelectual (DiCaprio) e sua mãe, que enfrenta obesidade mórbida e depressão. No entanto,a vida de Gilbert começa a mudar quando ele conhece a jovem Becky (Lewis).

publicidade

Leia também:

Titanic (1997)

Imagem do filme “Titanic” (1997) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

publicidade

Foi o épico “Titanic” um dos maiores sucessos da história do cinema hollywoodiano, que o jovem Leonardo DiCaprio passou de uma promessa da atuação para um astro do cinema de fama global. O longa arrecadou mais de 2 bilhões de dólares em todo mundo.

O filme de James Cameron retrata o naufrágio do RMS Titanic como palco de uma história fictícia e trágica de amor. De classes diferentes, Jack (DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) vivem um romance intenso e proibido, que é interrompido por uma colisão com um iceberg.

Prenda-Me Se For Capaz (2002)

“Prenda-Me Se For Capaz” (“Catch Me If You Can”, 2002) / Credito: DreamWorks Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix e Paramount+.

Leonardo DiCaprio contracena com Tom Hanks neste divertido filme baseado em fatos reais. Dirigido por Steven Spielberg, “Prenda-Me Se For Capaz” é uma comédia dramática biográfica que conta a vida de Frank Abagnale Jr., um golpista, impostor e fraudador de cheques. 

DiCaprio encarna Frank, que, durante os anos 1960, enganou uma série de pessoas e, ao mesmo tempo, brincou com as autoridades. Sobretudo, com o agente do FBI Carl Hanratty, interpretado por Tom Hanks, no qual trava um intrigante jogo de gato e rato.

Os Infiltrados (2006)

“Os Infiltrados” (“The Departed”, 2006) / Credito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Um dos grandes destaques na carreira de Leonardo DiCaprio é a sua parceria com o conceituado diretor Martin Scorsese. “Os Infiltrados” é o terceiro filme em que a dupla trabalha juntos, e conta com um elenco estelar: Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen e Alec Baldwin.

Adaptação de “Infernal Affairs” (2002, Hong Kong), a trama de “Os Infiltrados” gira em torno de dois infiltrados: um deles é um policial recém-formado (DiCaprio), designado a se infiltrar na máfia irlandesa. O outro é um policial (Damon) que secretamente trabalha para a máfia irlandesa, agindo como um informante. O filme é ganhador de 4 Oscars, incluindo o de Melhor Filme e o de Melhor Diretor para Scorsese.

A Origem (2010)

“A Origem” (“Inception”, 2010) / Credito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

“A Origem” é um filme de ficção científica dirigido por Christopher Nolan e tem seu enredo ambientado em um mundo onde é possível entrar nos sonhos das pessoas. DiCaprio é o protagonista, e seu personagem é especializado em roubar segredos do subconsciente de suas vítimas enquanto elas sonham. 

A história se desenrola quando ele recebe uma missão que envolve plantar uma ideia no subconsciente de alguém. Para fazer isso, ele reúne uma equipe capacitada. 

O filme traz no elenco nomes como Elliot Page, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy, Cillian Murphy, Ken Watanabe e Michael Caine.

Ilha do Medo (2010)

“Ilha do Medo” (“Shutter Island”, 2010) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix.

Mais um filme da aclamada parceria entre DiCaprio e o diretor Martin Scorsese, “Ilha do Medo” é um suspense psicológico com uma reviravolta surpreendente. O longa se baseia no romance de mesmo nome e conta com Mark Ruffalo, Ben Kingsley e Max von Sydow no elenco.

A história é ambientada nos anos 50 e se passa na remota Ilha Shutter, onde está localizado um hospital psiquiátrico. Teddy Daniels (DiCaprio) e Chuck Aule (Ruffalo) são dois agentes federais enviados para investigar o misterioso desaparecimento de uma paciente detida no hospital por assassinato. Entretanto, Teddy, que tem um passado traumático, começa a questionar sua realidade.

Django Livre (2012)

“Django Livre” (“Django Unchained”, 2012) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video e Paramount+.

DiCaprio faz um dos vilões mais odiados dos últimos tempos no faroeste de Quentin Tarantino “Django Livre”. O elenco ainda conta com Jamie Foxx, Christoph Waltz, Kerry Washington e Samuel L. Jackson.

O filme segue a aventura de Django (Foxx), um escravo liberto que se une a um caçador de recompensas (Waltz) para resgatar sua esposa (Washington), que é escravizada na plantação de Calvin Candie (DiCaprio).

O Lobo de Wall Street

“O Lobo de Wall Street” (“The Wolf of Wall Street”, 2013) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Inspirado em fatos reais, “O Lobo de Wall Street” é baseado nas memórias de Jordan Belfort, um corretor de ações que se envolveu em atividades ilícitas no mundo das finanças. O filme é mais uma parceria entre Scorsese e DiCaprio, que protagoniza como Belfort. O elenco ainda conta com Jonah Hill, Margot Robbie e Matthew McConaughey.

O filme segue a trajetória de Belfort, que enriquece rápido graças a venda de ações fraudulentas e vive uma vida de excessos. Porém, ele entra no radar das autoridades federais. 

O Regresso (2015)

“O Regresso” (“The Revenant”, 2015) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Star+.

Em “O Regresso”, DiCaprio conseguiu a sua primeira estatueta do Oscar por uma atuação depois de ficar no quase por quatro vezes anteriores. O filme conta com a direção de Alejandro González Iñárritu (que ganhou o Oscar de Melhor Diretor por esse trabalho) e fotografia de Emmanuel Lubezki (que também ganhou a estatueta do Oscar de Melhor Fotografia por esse filme).

A história se passa no século XIX e segue um homem (DiCaprio) que é gravemente ferido por um urso durante uma expedição de caça e é abandonado por seus companheiros. No entanto, ele consegue sobreviver e parte em busca de vingança.

Era uma Vez em… Hollywood (2019)

“Django Livre” (“Django Unchained”, 2012) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do Lionsgate+.

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, “Era uma Vez em… Hollywood” apresenta uma reinterpretação dos homicídios perpetrados pela Família Manson em 1969 e oferece uma recriação de Los Angeles daquela época. O filme apresenta uma versão alternativa dos eventos, com uma reviravolta na trama que difere da história real.

Além de Leonardo DiCaprio, o longa-metragem é estrelado por Brad Pitt e Margot Robbie, esta última desempenhando o papel da atriz Sharon Tate. 

A trama gira em torno de Rick Dalton (DiCaprio), um ator de televisão cuja carreira está em declínio, e seu melhor amigo e dublê, Cliff Booth (Pitt). A história foca em suas tentativas de se adaptar às transformações que ocorrem em Hollywood durante esse período.