TikTok testa upload de vídeos mais longos

Usuários selecionados poderão enviar clipes mais longos tanto no aplicativo quanto no desktop
Gabriel Sérvio24/10/2023 10h42
Mulher segurando celular com logomarca do TikTok e com dedo prestes a encostar na tela
(Imagem: Melnikov Dmitriy/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok está testando o envio de vídeos de até 15 minutos. Segundo informações da rede social, o novo limite está disponível apenas em regiões selecionados e para um grupo limitado de usuários. 

O que muda no TikTok

  • O novo recurso foi identificado pelo consultor de mídia social Matt Navarra, que postou uma captura de tela no Threads.
  • Uma nova opção aumenta o limite de upload de vídeos no aplicativo de 10 para 15 minutos.
  • Os usuários poderão enviar vídeos mais longos para a plataforma tanto no aplicativo para celular quanto no desktop.
  • Ainda não há notícias de quando o recurso será liberado para todos.
Imagem: Reprodução/Threads

Leia mais:

A duração maior nos vídeos oferece aos criadores mais flexibilidade para compartilhar conteúdos que precisam de mais tempo de tela, como receitas, tutoriais de beleza e conteúdo educacional, destaca o TechCrunch, além de diminuir a necessidade de criar uma série de vídeos inteira para compartilhar um único conteúdo.

Duas meninas dançando enquanto celular com TikTok aberto e encaixado numa ring light grava
Atualmente, se um vídeo tiver mais de 10 minutos, os espectadores são direcionados para um clipe “Parte 2. (Imagem: Luiza Kamalova/Shutterstock)

No fim, a mudança posiciona o TikTok como rival direto do YouTube, reforçando que a plataforma também está procurando criadores de vídeos mais longos — público alvo do serviço do Google.

Vale recordar que a rede social ganhou fama por ser a plataforma de vídeos curtos mais popular, mas lentamente foi adotando conteúdo mais longo. Em fevereiro de 2022, a duração máxima subiu para 10 minutos (antes o limite era de três minutos). Para efeito de comparação, o TikTok começou com vídeos de 15 e depois 60 segundos.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.