YouTube Music agora permite criar sua própria arte de playlist com IA

O YouTube Music permitirá alterar a capa das playlists por meio de uma IA que converte texto para imagem
Gabriel Sérvio24/10/2023 15h01
YouTube Music
Imagem: dennizn / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube Music agora permite alterar a capa das suas playlists. Embora o usuário ainda não consiga fazer upload de imagens próprias, o serviço de streaming oferece uma alternativa interessante: criar imagens personalizadas usando IA generativa.

Leia mais:

Arte de playlists com IA no YouTube Music

  • É possível criar uma arte gerada por IA tocando no ícone de caneta (canto inferior direito da capa de uma playlist). 
  • Em seguida, basta selecionar a categoria na qual deseja que a imagem se enquadre, como animais, comida e bebida, cores, natureza ou viagens.
  • A partir daí, você pode clicar em “randomizar” ou escolher entre vários comandos baseados em texto, como criar um pug “no estilo de uma pintura gótica medieval”. 
  • A IA produzirá cinco imagens diferentes para escolher. Depois de clicar em “salvar”, essa arte se tornará a imagem que representa sua playlist.
  • Por enquanto, o recurso anunciado nesta terça (24) está sendo disponível apenas para assinantes nos EUA, mas o YouTube diz que a expansão “para outras regiões e idiomas” virá em breve. 
Imagem: Divulgação/YouTube

Antes, o serviço criava automaticamente uma imagem mesclando a arte das quatro primeiras músicas de uma lista de reprodução em um formato de grade. 

Outras mudanças no YouTube Music

O YouTube Music recebeu mais novidades nos últimos meses. Após lançar a capacidade de criar estações de rádio personalizadas no início de 2023, o serviço de streaming de áudio introduziu um recurso de amostras que permite descobrir músicas por trechos.

Outra nova função para incentivar a interação entre usuários é uma área dedicada a comentários que fica na página de reprodução de qualquer música.

A ideia é acirrar a competição com o Spotify, que acaba de registrar um salto no número de usuários ativos mensais.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.