Golpe do Pix usa links falsos do WhatsApp Web; veja como se proteger

Ameaça pode roubar dinheiro por Pix e já ganhou até apelido: ‘GoPIX’
Gabriel Sérvio25/10/2023 16h54
Pix
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde o fim de 2022, cibercriminosos usam o nome do WhatsApp Web como fachada para disseminar links falsos com malware. A ameaça pode roubar dinheiro por Pix e já ganhou até apelido: ‘GoPIX’. Saiba mais e confira algumas dicas para se proteger.

Leia mais:

Como funciona o golpe do Pix

A empresa de cibersegurança Kaspersky emitiu um alerta sobre o problema e diz que a fraude provavelmente já fisgou vítimas.

  • A abordagem é parecida com a de outras ameaças. O ataque usa links maliciosos que aparecem quando o usuário busca pelo termo ‘WhatsApp Web’ no Google.
  • Quando são acessados por engano, os links levam para outra página que pede para baixar um arquivo infectado com malware.
  • O vírus pode vir em um arquivo compactado (.zip) ou na forma de um pacote instalador, diz a Kaspersky.
  • O golpe é engenhoso e consegue até passar despercebido por alguns sistemas de proteção, conseguindo interceptar transações via internet banking.

Assim como outro golpe que mostramos recentemente aqui no Olhar Digital, o GoPIX age no momento das transferências de valores. No caso do Pix, o dinheiro das vítimas acaba nas contas dos criminosos.

Como se proteger?

  • A forma mais simples de se proteger é acessar o WhatsApp Web sempre pelo único endereço correto: https://web.whatsapp.com/ 
  • Essa versão também não precisa de nenhum arquivo baixado para funcionar.
  • Basta ler o QR Code que aparece na tela com o seu celular para usar o mensageiro no seu navegador favorito (Firefox, Chrome ou Edge, por exemplo).

Caso ainda tenha dúvidas, também já mostramos aqui como entrar de forma segura no WhatsApp Web pelo PC.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.