O WhatsApp lançou um criador de figurinhas que usa inteligência artificial (IA) generativa. Ele funciona de forma parecida ao DALL-E, da OpenAI (empresa que também criou o ChatGPT): o usuário escreve sua ideia e a tecnologia gera figurinhas em cima dela.

Para quem tem pressa:

  • O WhatsApp lançou um criador de figurinhas que utiliza inteligência artificial generativa, semelhante ao modelo DALL-E da OpenAI;
  • Os usuários podem escrever uma ideia, e a tecnologia gera figurinhas com base nela. A novidade foi anunciada no X, antigo Twitter;
  • O recurso fica disponível na bandeja de stickers do WhatsApp, acessível através do botão “Criar”. Ao selecioná-lo, é possível inserir uma descrição para a figurinha a ser criada;
  • O criador de figurinhas do WhatsApp utiliza a IA da Meta para gerar imagens e enviá-las no formato de stickers nas conversas. A disponibilidade do recurso será gradual através de uma atualização do aplicativo.

A empresa anunciou a novidade no X, antigo Twitter. Veja abaixo:

O próximo grande artista de figurinhas é você. Faça seus próprios adesivos com suas próprias palavras com AI Stickers [Figurinhas de IA, em tradução livre] agora no WhatsApp.

Leia mais:

A criação de figurinhas com IA fica disponível na bandeja de stickers do WhatsApp. Dá para acessar o novo recurso pelo botão “Criar”. Ao ser selecionado, ele exibe uma caixa de texto para inserir a descrição da figurinha a ser criada.

publicidade

IA para figurinhas no WhatsApp

O criador de figurinhas do WhatsApp aproveita o modelo de IA da Meta para criar imagens e enviá-las no formato de figurinhas nas conversas.

O WhatsApp testa a criação de figurinhas com IA pelo menos desde agosto. Por ora, não se sabe até que ponto a IA da Meta dá asas à imaginação dos usuários e/ou as corta.

Além disso, o WhatsApp não entrou em detalhes sobre a distribuição do criador de stickers. Mas a novidade deve chegar aos usuários de forma gradativa, por meio de uma atualização do aplicativo.

Visual repaginado

WhatsApp
(Imagem: Antonio Salaverry/Shutterstock)

O WhatsApp começou a liberar para alguns usuários do iOS (sistema operacional do iPhone) uma atualização com nova interface, com adição de cores e ícones. Como há um tempo o mensageiro da Meta não passava por um redesenho, a ideia é torná-lo mais moderno e atrativo visualmente.

O WABetaInfo confirma que, apesar de as mudanças ainda não serem visualizáveis no changelog na App Store, as mudanças chegarão a todos os usuários. A atualização do WhatsApp para iOS que trará as novidade é a 23.21.72. Contudo, vale ressaltar que nem todos que fizeram a atualização já receberam o pacote de novidades.

O Olhar Digital te mostra o que tem de novo no visual do WhatsApp.