Por diversas vezes, nos estudos, trabalho ou para descobrir curiosidades de forma rápida, usamos a Wikipédia, enciclopédia online de conteúdo livre. Mas, infelizmente, nem sempre as informações passadas são precisas, sendo que muitas referências utilizadas pelo site podem estar incorretas ou desatualizadas.

Com essa necessidade em vista, pesquisadores publicaram um estudo na revista Nature Machine Intelligence descrevendo uma nova criação: um sistema de IA para verificar e melhorar a qualidade das referências da Wikipédia.

publicidade

O sistema, nomeado de SIDE, foi desenvolvido pela Samaya AI, empresa que usa IA para desenvolver soluções de pesquisa, resumos e conhecimento. Com a tecnologia, os pesquisadores demonstraram que é possível melhorar a confiabilidade das referências da Wikipédia, verificando fontes e identificando quais são precisas e quais são questionáveis.

Leia mais:

publicidade

O processo de melhoria de referências pode ser abordado com a ajuda da inteligência artificial alimentada por um sistema de recuperação de informações e um modelo de linguagem. As máquinas podem ajudar os humanos a encontrar citações melhores, uma tarefa que requer compreensão da linguagem e domínio da pesquisa online.

Fabio Petroni, cofundador da Samaya AI.

Para treinar o modelo, a equipe utilizou um grande volume de artigos destacados da Wikipédia. Então o sistema foi utilizado para verificar artigos alternativos que não foram revisados anteriormente.

Para testar a qualidade dos resultados, a pesquisa contou com a ajuda de usuários da Wikipédia. Em 70% dos casos, os leitores preferiram as recomendações dos artigos alternativos sugeridos pelo SIDE.

publicidade

Cerca de 50% das vezes que o SIDE foi utilizado, ele recomendou as mesmas fontes que a Wikipédia forneceu como primeira referência.

Demonstramos que as tecnologias existentes atingiram um estágio em que podem apoiar de forma eficaz e pragmática os usuários da Wikipédia na verificação de reivindicações.

Esperamos que este trabalho possa ser usado num contexto mais amplo, ajudando os humanos a verificar os fatos. De forma mais geral, acreditamos que este trabalho poderá levar a informações online mais confiáveis.

Fabio Petroni, cofundador da Samaya AI.

Wikipédia já trabalha em soluções de IA generativa

Em resposta ao estudo, a Wikipédia disse ao NewsWeek que já está explorando ferramentas de IA generativa há seis anos conta com uma equipe focada em aprendizado de máquina (learning machine).

publicidade

A Fundação reconhece que a IA representa uma tremenda oportunidade para ajudar a dimensionar o trabalho dos voluntários na Wikipédia e em outros projetos da Wikimedia.

Acreditamos que a IA funciona melhor como um acréscimo ao trabalho que os humanos realizam nesses projetos. Nossa abordagem à IA é por meio de sistemas de circuito fechado onde os humanos podem editar, melhorar e auditar o trabalho realizado pela IA. Qualquer exploração de aproveitamento de ferramentas de IA no site precisa se alinhar com esta posição central.

Porta-voz da Wikipedia ao NewsWeek.

Um dos trabalhos da Wikipédia com IA generativa é o seu plug-in desenvolvido para a OpenAI, que permite aos usuários do ChatGPT Plus buscarem informações atualizadas de artigos da enciclopédia online para consultas de conhecimento geral e encontrarem suas referências.