Alguns fabricantes estão sempre em novas tecnologias nas bicicletas elétricas. Já mostramos aqui no Olhar Digital um modelo que dispensa até bateria. Outro bom exemplo foi revelado pela marca francesa Anod.

Sua primeira e-bike se chama Hybrid e usa um sistema elétrico exclusivo que combina baterias de íons de lítio e supercapacitores. Uma nova abordagem quando se trata de soluções de micromobilidade.

publicidade

Leia mais:

Os supercapacitores também são considerados mais ecológicos que as baterias de íon-lítio, já que utilizam materiais muito mais simples, como alumínio e carvão, e podem durar cerca de 15 anos ou mais.

publicidade

Bicicleta elétrica híbrida

  • Os supercapacitores são conhecidos por conseguirem armazenar energia, mas também a liberam rapidamente.
  • Para resolver a questão, a Anod também incorporou uma bateria compacta na bike para auxiliar nas partidas e assistência durante as pedaladas.
  • Segundo a empresa, essa configuração melhora o desempenho e oferece recursos de carregamento rápido. 
  • O supercapacitor pode ser carregado durante a frenagem, por exemplo, liberando energia para arrancadas em subidas, oferecendo um reforço extra na aceleração.
  • A autonomia do sistema híbrido é de até 70 km por carga, estima a empresa.

Quanto ao restante da lista de equipamentos, a bicicleta elétrica é movida por um motor de cubo MHR1, possui freios hidráulicos da Sram e um sistema de transmissão por correia para “operação silenciosa e baixa manutenção”. Porta-bagagens dianteiro e traseiro também podem ser adicionados como opcionais.

Preço

publicidade

A Anod já abriu pré-encomendas do Hybrid em seu site oficial. O preço está listado em 3.499 euros, pouco mais de R$ 18.430 na cotação atual.

As entregas estão previstas para começar na primavera de 2024 na Europa. Ainda não há notícia de lançamento em outros mercados.