Google Play Store: 12 apps infectados exibem anúncios escondidos

Pesquisadores da Doctor Web identificaram 12 aplicativos classificados como adware, conhecidos por reproduzir anúncios ocultos
Por William Schendes, editado por Bruno Ignacio de Lima 30/10/2023 13h47
Google Play
(Imagem: rafapress/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores de cibersegurança da Doctor Web identificaram mais de 10 aplicativos de adware dentro da Google Play Store. Esse tipo de app malicioso roda anúncios intrusivos ocultos sem que os usuários percebam.

Em alguns casos, ao rodar anúncios mesmo com a tela do dispositivo desligada, os adwares são especialmente preocupantes por consumir excessivamente a bateria dos celulares.

De acordo com o relatório, esses aplicativos somam mais de dois milhões de instalações na loja do Google e estão associados às famílias de malware: “FakeApp”, “Joker” e “HiddenAds”.

Leia mais:

Quatro aplicativos de “HidenAds” estavam disfarçados de jogos:

  • Super Skibydi Killer (1.000.000 downloads)
  • Agent Shooter (500.000)
  • Rubber Punch 3D (500.000)
  • Rainbow Stretch (50.000)
Jogos
Um dos apps de adware disfarçados de jogos. (Imagem: Dr. Web)

Para esses aplicativos disfarçados de jogos, os analistas de cibersegurança explicam que após a instalação, eles iniciam anúncios em segundo plano através do navegador. Com isso, os agentes maliciosos conseguem gerar receita ao reproduzir as publicidades.

Outros aplicativos da categoria “FakeApp” direcionavam os usuários para sites fraudulentos de investimentos, em alguns casos. Os pesquisadores informam que em alguns casos, os adwares enviavam para sites de cassino online, o que viola as políticas da Google Play.

Jogos que redirecionaram para sites não confiáveis:

  • Eternal Maze (50.000 downloads)
  • Jungle Jewels (10.000)
  • Stellar Secrets (10.000)
  • Fire Fruits (10.000)
  • Cowboy’s Frontier (10.000)
  • Enchanted Elixir (10.000)

Outros dois aplicativos de adware eram da família “Joker”, que inscrevem as vítimas em serviços premium ao acessar informações de contatos e mensagens de texto dos usuários:

  • Love Emoji Messenger (50.000 downloads)
  • Papel de parede de beleza HD (1.000)

De acordo com o Bleeping Computer, todos os aplicativos apresentados já foram removidos do Google Play Store. Mas, caso o usuário tenha instalado alguma dessas aplicações, é possível que os códigos maliciosos continuem no dispositivo.

Portanto, a recomendação é realizar uma varredura de ameaças com um aplicativo de antivírus confiável e utilizar o Play Protect do Google para identificar aplicativos não confiáveis.

O Play Protect é a ferramenta de segurança do Google para dispositivos móveis que identifica softwares maliciosos e alerta sobre apps deletados da Play Store por violar as políticas da loja.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.