Análises científicas recentes realizadas nas escavações arqueológicas na ilha de Sulawesi (Indonésia) trouxeram à tona descobertas surpreendentes. Foi revelada a existência de dois artefatos únicos e mortais que datam de aproximadamente sete mil anos atrás – lâminas feitas a partir de dentes de tubarão-tigre.

Essas descobertas têm significado histórico notável, pois representam algumas das primeiras evidências arqueológicas em todo o mundo do uso de dentes de tubarão em armas compostas, ou seja, armas feitas com várias partes. Antes dessas descobertas, os dentes de tubarão mais antigos já encontrados, que apresentavam modificações, tinham menos de mil anos.

Leia mais:

Segundo o LiveScience, acredita-se que esses dentes de tubarão tenham pertencido à cultura Toalean, sociedade de caçadores-coletores que habitava o sudoeste de Sulawesi há aproximadamente oito mil anos. Os dentes encontrados são similares em tamanho e foram perfurados.

publicidade

Exames microscópicos revelaram que eles foram fixados a um cabo usando fios feitos a partir de material vegetal e substância semelhante a cola, que foi produzida utilizando materiais minerais, vegetais e animais.

Dentes modificados de tubarão-tigre encontrados em camadas de Leang Panninge (acima) e Leang Bulu’ Sipong 1 (abaixo) com sete mil anos, na ilha indonésia de Sulawesi (Imagem: MC Langley)

Dentes de tubarão como armas

  • Os dentes de tubarão apresentam marcas de uso, o que indica que eles foram utilizados para perfurar, cortar e raspar carne e ossos;
  • Porém, os danos encontrados eram maiores do que aqueles causados naturalmente por um tubarão durante a alimentação;
  • Isso sugere que os dentes de tubarão tinham usos específicos, possivelmente relacionados a rituais ou conflitos.

O uso de dentes de tubarão é uma prática amplamente encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Em comunidades que vivem próximas ao mar, com a pesca de tubarões como parte de sua rotina, é mais comum encontrar o uso dos dentes em variedade maior de ferramentas.

Tradição ancestral

Comunidades modernas têm utilizado os dentes de tubarão não apenas como adorno corporal, mas também para a fabricação de lâminas utilizadas em conflitos ou rituais. Evidências desse uso foram encontradas em várias regiões, como Austrália, Nova Guiné, Micronésia, México, Nova Zelândia e Havaí.

As recentes descobertas feitas na Indonésia indicam que o uso de dentes de tubarão em armas compostas é muito mais antigo do que se imaginava, trazendo nova perspectiva sobre a história dessas armas na região da Ásia-Pacífico.