Alibaba atualiza modelo de IA com oito tipos específicos para diferentes indústrias

Tongyi Qianwen 2.0 agora possui centenas de bilhões de parâmetros, tornando-o um dos modelos de IA mais poderosos do mundo nessa métrica
Rodrigo Mozelli31/10/2023 20h25
Alibaba-e-China
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A gigante de tecnologia chinesa Alibaba anunciou a atualização de seu modelo de inteligência artificial (IA), o Tongyi Qianwen, e o lançamento de oito tipos de IA específicos para diferentes indústrias.

O Tongyi Qianwen 2.0 agora possui centenas de bilhões de parâmetros, tornando-o um dos modelos de IA mais poderosos do mundo nessa métrica. A empresa também lançou modelos de IA para as indústrias de entretenimento, finanças, saúde e jurídica.

Leia mais:

IA na China

  • Essa atualização ocorre apenas seis meses após o lançamento do modelo inicial, mostrando o ritmo acelerado em que as empresas de tecnologia estão competindo para controlar o mercado de IA em rápido crescimento na China;
  • Sua concorrente, a Tencent, afirmou que a China está enfrentando guerra de cem modelos, com mais de 130 deles inundando o mercado;
  • A plataforma de compartilhamento de modelos de IA da Alibaba, a ModelScope, agora conta com 2,3 mil modelos e 2,7 milhões de desenvolvedores contribuintes.

Conforme a Reuters, o presidente da Alibaba, Joe Tsai, afirmou que cerca de metade dos grandes modelos de IA de linguagem na China são executados na Alibaba Cloud.

Os novos modelos específicos para cada indústria da Alibaba oferecem ferramentas dedicadas para criar imagens, escrever código de computador, analisar dados financeiros e buscar documentos legais.

IA será prioridade, diz novo CEO do Grupo Alibaba

Grupo Alibaba vai adotar a inteligência artificial como prioridade e valorizar funcionários mais jovens. A declaração foi dada pelo novo CEO da empresa Eddie Wu. Ele assumiu o cargo de chefe-executivo neste domingo (10) em meio ao processo de reestruturação mais ambicioso da história da companhia chinesa.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.