Pesquisa revela quais são os apps preferidos dos adolescentes no Brasil

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box ainda aponta que 90% das crianças e adolescentes já possuem um celular próprio no Brasil
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 01/11/2023 02h20
Aplicativos de redes sociais na tela de um celular.
Imagem: Viktollio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A sétima edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de smartphones por crianças e adolescentes revelou quais são os aplicativos preferidos pelo público desta faixa etária no Brasil. Pela primeira vez o levantamento incluiu respostas de pais e mães. Nas edições anteriores o estudo se restringia aos hábitos de crianças de 0 a 12 anos.

Leia mais

A pesquisa ouviu 1.983 brasileiros que possuem smartphone e que são responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. Dentro deste grupo, 90% já possuem um celular próprio, enquanto 6% usam um aparelho emprestado dos pais e 4% não têm acesso ao dispositivo.

De acordo com o levantamento, o principal motivo para o adolescente ganhar um smartphone é para a sua “segurança quando está fora de casa”. Essa resposta foi dada por 54% dos pais entrevistados.

Já o tempo médio diário de uso dos celulares cresce conforme a idade, aponta o documento, chegando a 3 horas e 58 minutos entre os adolescentes de 13 a 16 anos. As informações são do Mobile Time.

Levar o celular para a cama atrapalha o ciclo circadiano
Uso de celular por adolescentes é cada vez maior (Imagem: tommaso79 / Shutterstock)

Apps mais usados por adolescentes no Brasil

  • A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que o WhatsApp é o aplicativo preferido dos adolescentes brasileiros entre 13 e 16 anos de idade.
  • O app é utilizado por 88% dos entrevistados.
  • Na sequência aparecem o YouTube (83%), Instagram (77%) e TikTok (65%).
  • O aplicativo da Netflix (55%) fecha o top 5 dos preferidos na faixa entre 13 e 16 anos.
  • Já em relação as crianças brasileiras de até 6 anos de idade, o levantamento apontou que o YouTube Kids (60%) é o preferido.
  • Por fim, o YouTube domina o público de 7 a 12 anos.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.