Parque eólico offshore gigante pode ser aberto nos EUA

Desde 2021, na gestão Joe Biden, foram cinco projetos de parque eólico offshore aprovados nos Estados Unidos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Lucas Soares 03/11/2023 09h00
2048px-Coastal_Virginia_Offshore_Wind_11.webp
(Foto: Dominion Energy/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O parque éolico offshore Coastal Virginia Offshore Wind (CVOW) foi aprovado pelo Coastal Virginia Offshore Wind (CVOW) dos Estados Unidos e se tornará o maior do país. Esse é o quinto parque eólico offshore comercial aprovado desde o início do governo do presidente Joe Biden, em 2021.

Leia mais:

Aprovação

De acordo com o site Electrek, o BOEM concluiu a revisão ambiental do parque eólico em 25 de setembro e só esta semana, na terça-feira (31), emitiu o Registro de Decisão com a aprovação do projeto.

Ele será o quinto projeto offshore deste tipo construído em escala comercial desde 2021, seguindo o Vineyard Wind 1, South Fork Wind, Ocean Wind 1 e Revolution Wind.

(Crédito: Pixabay)

Como será o maior parque eólico offshore dos EUA

  • O parque ficará localizado em Hampton Roads, uma região nos Estados Unidos que inclui nove cidades, como Virginia Beach.
  • Segundo o site da Dominion Energy, concessionária de energia do parque, quando finalizado em 2026, ele produzirá energia suficiente para abastecer 660 mil casas da região e gerar 1.100 empregos.
  • A instalação terá 176 turbinas eólicas Siemens Gamesa de 14 megawatts, três subestações offshore e uma infraestrutura de transmissão onshore.
  • Para a construção, oito monoestacas já chegaram à Virgínia no final de outubro e serão instaladas no fundo do mar. Ao todo, serão 176 monoestacas para o projeto completo, com cada uma pesando 1.538 toneladas e um diâmetro de 9,5 metros.
  • Elas serão instaladas a cerca de 43 quilômetros da costa da Virgínia e devem começar a ser construídas já no ano que vem.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.