Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (3) que a xAI, sua startup dedicada à inteligência artificial, irá liberar no sábado (4) seu primeiro modelo de IA. De acordo com o empresário, inicialmente apenas um grupo seleto terá acesso ao produto que, segundo ele, “é o melhor que existe atualmente”. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • Musk revelou, em julho, uma nova empresa voltada para o desenvolvimento de inteligência artificial, a denominada xAI; 
  • Com um ‘forte’ grupo de funcionários, a startup inclui ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind; 
  • Entre as metas da companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e, claro, concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT; 
  • Vale lembrar que Musk foi cofundador da OpenAI em 2015, mas deixou o conselho da empresa em 2018. 

Leia mais! 

Amanhã, xAI lançará sua primeira IA para um grupo seleto. Em alguns aspectos importantes, é a melhor que existe atualmente. 

Elon Musk em anúncio no X. 

Com foco não apenas no ChatGPT, a IA do CEO da Tesla vem para aproveitar o boom da tecnologia e rivalizar também com o Bard, do Google, e o Bing, da Microsoft.

publicidade

Mirando alto, a xAI já assinou, inclusive, um contrato para treinar seu modelo na nuvem da Oracle, conforme relatou Larry Ellison, cofundador da Oracle e amigo próximo de Musk, segundo a Reuters.

xAI trabalhará com X e Tesla 

Ainda em julho, quando a xAI foi lançada, Elon Musk disse que o empreendimento também seria aproveitado em mais duas de suas empresas: X (Twitter) e Tesla. 

publicidade

Ele explicou durante uma mesa redonda no Spaces que a IA da nova companhia usaria tweets públicos para treinar os modelos de IA. No caso da Tesla, softwares de IA seriam aplicados no sistema de direção da montadora — tal relacionamento teria “benefício mútuo”, acelerando o trabalho da fabricante em recursos de direção autônoma, pontuou na época. Saiba mais detalhes aqui