Em um bate-papo de áudio de 90 minutos no Twitter Spaces, Elon Musk abordou na sexta-feira (14) o objetivo da xAI, sua nova empresa de inteligência artificial. O empresário já havia anunciado que a essência do empreendimento seria “entender a realidade”, mas revelou detalhes na mesa redonda on-line, explicando, por exemplo, de que forma a companhia atuará com Twitter e Tesla. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Elon Musk lançou a xAI na quarta-feira (12); 
  • A mesa redonda no Twitter Space contou com pesquisadores e já estava agendada há alguns dias; 
  • A reunião on-line permitiu que usuários participassem para “conhecer a equipe e fazer perguntas”; 
  • A empresa já tem um site e lista de funcionários — o time inclui profissionais renomados que trabalharam em grandes projetos de IA, incluindo ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind; 
  • Entre as metas da misteriosa companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT. 
  • Um tweet recente de Musk reforçou que a missão da xAi será “entender a realidade”. 
  • A equipe será liderada por Dan Hendrycks, pesquisador e líder da Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que visa “reduzir os riscos associados à IA”. 

Leia mais! 

O que Elon Musk disse: 

Quando anunciou a chegada da xAI, Musk disse que o projeto usaria outras duas empresas suas para trabalhar, o Twitter e a Tesla. O bilionário explicou que isso ocorrerá a partir dos dados do Twitter, já que ela usará tweets públicos para treinar seus modelos de IA. No caso da Tesla, softwares de IA serão aplicados no sistema de direção da montadora — tal relacionamento teria “benefício mútuo” e poderá acelerar o trabalho da Tesla em recursos de direção autônoma, pontuou. 

publicidade

Musk reforçou que a xAI deverá se basear em tópicos como a evolução da Terra e a fragilidade da civilização — sendo a rede social Twitter um ‘prato cheio’ para pesquisas. Ao procurar aprofundar essa compreensão do universo, o bilionário resumiu, em tom de brincadeira, que a missão da xAI será explicar “o que diabos está realmente acontecendo?”. 

Não abandonando, claro, a ideia de entrar no páreo da concorrência, ele acrescentou que a companhia irá construir uma “boa AGI” como alternativa à Microsoft, Google e OpenAI — AGI significa inteligência artificial geral e refere-se à IA que pode resolver problemas como um ser humano. 

publicidade

Vale lembrar que as primeiras notícias sobre a xAI surgiram em abril, quando foi revelado que Musk havia entrado na ‘guerra da IA’ fundando a sua própria empresa. Mais tarde, relatórios apontaram que a companhia foi aberta usando financiamento da SpaceX e da própria Tesla. 

É bom lembrar também que ele não é novo no ramo, já que foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015. O bilionário é um dos nomes de mais destaque atualmente quando o assunto é IA e segurança, visto que foi um dos primeiros a iniciar campanha pedindo regulamentação da tecnologia e apontando para riscos. 

publicidade

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!