Primeira IA de Elon Musk estará disponível apenas para assinantes 

xAI lança seu primeiro sistema de IA neste sábado, mas apenas um pequeno grupo vai poder utilizar
Elon Musk durante evento
(Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)

A startup de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, vai lançar seu primeiro sistema neste sábado (4) para um grupo selecionado. Ao que tudo indica será o Grok, chatbot que vai obter informações em tempo real do Twitter (ou melhor, X). De acordo com o bilionário, o serviço vai ser parte do plano Premium Plus de assinatura da rede social.

Continua após a publicidade

O novo plano de assinatura foi lançado recentemente e no Brasil custa a “bagatela” de R$ 84 por mês (R$ 880 no anual). Outros dois pacotes de valores também estão disponíveis.

Leia mais! 

Assim como o Chat GPT, o Grok também vai ter a capacidade de navegar na internet para buscar dados. Outras informações sobre o sistema não foram reveladas até o momento.

  • Musk revelou, em julho, uma nova empresa voltada para o desenvolvimento de inteligência artificial, a denominada xAI; 
  • Com um ‘forte’ grupo de funcionários, a startup inclui ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind; 
  • Entre as metas da companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e, claro, concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT; 
  • Vale lembrar que Musk foi cofundador da OpenAI em 2015, mas deixou o conselho da empresa em 2018. 

xAI trabalhará com X e Tesla 

Ainda em julho, quando a xAI foi lançada, Elon Musk disse que o empreendimento também seria aproveitado em mais duas de suas empresas: X (Twitter) e Tesla. 

Ele explicou durante uma mesa redonda no Spaces que a IA da nova companhia usaria tweets públicos para treinar os modelos de IA. No caso da Tesla, softwares de IA seriam aplicados no sistema de direção da montadora — tal relacionamento teria “benefício mútuo”, acelerando o trabalho da fabricante em recursos de direção autônoma, pontuou na época. Saiba mais detalhes aqui! 

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email