O WhatsApp deve ganhar em breve mais uma camada de segurança para proteger a conta dos usuários: registros encontrados na mais recente versão beta indicam que o app passará a permitir verificação de contas usando endereço de e-mail.

A novidade foi encontrada pelo site WABetaInfo, conhecido por adiantar novidades do mensageiro da Meta.

Leia mais:

Alguns usuários com acesso ao beta do app já encontraram o novo recurso: nas configurações de segurança, o app estaria preparando uma verificação por e-mail. Ou seja, o usuário definiria um endereço padrão, receberia uma mensagem com um código de verificação, entraria com esse código dentro do WhatsApp, e, a partir daí, teria essa camada extra de segurança.

publicidade
Print do beta do WhatsApp mostrando a verificação por e-mail. Imagem: Reprodução/WABetaInfo
Print do beta do WhatsApp mostrando a verificação por e-mail. Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Com um e-mail verificado e vinculado à conta, o usuário poderia passar a usar apenas o endereço de mensagens eletrônicas para configurar o WhatsApp em novos dispositivos, podendo escolher esse recurso no lugar da mensagem SMS enviada atualmente. É importante ressaltar que a novidade não vai mudar a obrigatoriedade do uso de um número de celular para criar conta no WhatsApp.

A novidade pode dificultar casos como o roubo de contas e também seria uma opção além de medidas já usadas como a verificação em duas etapas — que exige um endereço válido de e-mail para ser configurada, mas não depende dele para funcionar.

O recurso vem sendo trabalhado há alguns meses, e, ao que tudo indica, não deve demorar para ser liberado para usuários do WhatsApp na versão final do aplicativo.